Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Agosto de 2017 às 12:12
Por: Débora Lobo

    Imprimir


Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes
Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes

O fechamento foi oficializado por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União. No documento o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes Silva, extinguiu a Unidade Avançada de Colíder e transferiu suas atribuições para a Unidade Avançada Peixoto de Azevedo, com sede no município de Guarantã do Norte. “Deve a Superintendência Regional de Mato Grosso adotar, imediatamente, as providências necessárias à desativação definitiva das instalações da unidade a ser extinta e criar a Unidade Avançada Noroeste, com sede em Colniza, cujo âmbito de atuação abrangerá os municípios de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Juína e Rondolândia”, consta no documento.

De acordo com servidores, a unidade de Colíder ainda está funcionando, mas pode ser fechada a qualquer momento. “Estamos aguardando para ver o que será feito. Nossa unidade atende 22 municípios, alguns deles ficam a cerca de 400 quilômetros dessa unidade. Agora com o fechamento, essas pessoas terão que percorrer mais 160 quilômetros até Guarantã do Norte. Sem falar nos servidores. A maioria com mais de 30 anos de casa e agora terá de se realocar em unidades de outros municípios. Uma situação muito complicada. Está marcada para dia 21 uma audiência pública na câmara de Colíder para discutir o fechamento da unidade. Entre dia 23 e 24, está programada a visita de uma equipe da superintendência de Brasília que vem conversar com os servidores, provavelmente sobre a mudança para outras unidades”, declarou um servidor do Incra.

De acordo com a portaria a decisão foi tomada em uma reunião realizada no dia 13 de julho, “considerando o crescente quadro de violência no campo instalado no município de Colniza região que foi considerada a mais violenta do país no ano de 2007, mantendo em 2016 um elevado índice de conflitos, ultrapassando 80 choques violentos em sua área rural, e após o assassinato de nove pessoas no distrito de Taquaruçu do Norte. Diante do agravamento do quadro de conflito no campo intensificou-se a ação institucional, cabendo ao órgão adotar prioridades, ampliar as ações integradas com outras entidades governamentais, mas, também com sua própria estrutura organizacional. Considerando que o município de Colniza situa-se no Noroeste do Estado, com aproximada de 34.500 habitantes, distando cerca de 1.000 quilômetros de Cuiabá, e que em sua microrregião podemos destacar 6 municípios que, juntos, possuem assentamentos com capacidade para mais de 6 mil famílias, foi definido pela criação dessa unidade avançada no município”.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/425921/visualizar/