Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 29 de Agosto de 2017 às 11:07
Por: Aline Schwaab - da redação Pioneira

    Imprimir


Prof. Marcos Damasceno - coordenador do Departamento de Engenharia Civil da Unemat Tangará
Prof. Marcos Damasceno - coordenador do Departamento de Engenharia Civil da Unemat Tangará

A Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, campus universitário de Tangará da Serra, por meio do Programa FOCCO (Formação de Células Cooperativas), realizará um Curso Intensivo Preparatório ao ENEM - FOCCO NO ENEM.

Em entrevista à Pioneira, o Prof. Marcos Damasceno, coordenador do Departamento de Engenharia Civil da Unemat e coordenador do programa, explicou como o projeto funciona dentro da universidade.

“É um programa que existe na Unemat desde 2012 com o objetivo de reduzir a evasão acadêmica e também o índice de reprovação. A gente percebe que o índice de reprovação acontece em geral nos primeiros semestres, então esse programa atua com os estudantes que acabam de adentrar a universidade e não estão familiarizados com o estilo que é ensinado dentro da universidade. Então o programa FOCCO visa reduzir a evasão escolar, reduzir a reprovação e também estimular uma nova forma de aprendizagem que é a cooperativa em que o aluno tem uma atitude mais ativa, ele é responsável pela sua aprendizagem”, disse.

De acordo com o Prof., são selecionados bolsistas que participam do programa pelo prazo de 02 anos. “Em Tangará nós temos 13 bolsistas que são selecionados para atuar com esse programa dentro da Unemat. As bolsas valem por dois anos. No total de todos os campi, participam do projeto quase 100 bolsistas. A bolsa dura um ano e é renovada, senão for renovada, é selecionado um novo bolsista. A renovação funciona por interesse da instituição e do bolsista”.

Damasceno destacou que os resultados podem ser observados a curto, médio e longo prazo. “O que a gente observa é que o índice aprovações nas disciplinas onde tem um bolsista do Foco atuando, ele aumenta, então se reduz de fato o índice de reprovações acadêmicas e, o bolsista Foco desenvolve mais habilidades interpessoais de convivência. É uma metodologia de ensino em que são formados grupos de estudos, então são pessoas com interesses em comum em uma determinada disciplina com habilidades diferentes que se juntam para ensinar e aprender. É uma transmissão mútua de conhecimento, esse é o objetivo”.

Segundo o Prof., já o Programa FOCCO NO ENEM acontecerá em parceria com professores voluntários e Escola Estadual 29 de Novembro.

“No Focco no ENEM, a gente pega os bolsistas que atuam dentro da universidade e trazemos para a escola de Ensino Médio para dar curso preparatório para o ENEM e vestibular Unemat. O Projeto vai acontecer na Escola Estadual 29 de Novembro nas segundas, quartas, sextas e sábados. Cada dia vai ter uma área de conhecimento. O curso é inteiramente gratuito, o aluno só tem que se matricular”, destacou.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 06 de setembro no site FOCCO NO ENEM.

“O curso começa no dia 11 e vai até 11 de novembro na Escola 29 de Novembro. Inclusive eu agradeço o Prof. Jair e a Prof. Luciana que são nossos parceiros nesse projeto. A expectativa é muito boa. Já temos 90 inscritos, mas cada dia terá no máximo 35 alunos por área de conhecimento. É aberto a todos. Esse projeto tem os bolsistas que são alunos dos cursos de Engenharia Civil, de Enfermagem, de Biologia, de Letras e também professores que atuam como parceiros voluntários. A ideia é que não seja aquela aula tradicional do professor passando conteúdo e o aluno recebendo, mas sim em aprendizagem cooperativa, em grupos”.





Fonte: Rádio Pioneira

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/426109/visualizar/