Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Setembro de 2017 às 08:09

    Imprimir


Obras de Gervane de Paula foram alvos de críticas no início da semana
Obras de Gervane de Paula foram alvos de críticas no início da semana

Os artistas plásticos que faziam parte da exposição “Amo Cuiabá” retiraram suas obras da mostra na manhã de quarta-feira (20) e encerraram o evento, que ocorria no Pantanal Shopping.

A medida aconteceu depois que a organização da mostra retirou dois quadros do artista Gervane de Paula, que foram alvos de críticas após um vídeo compartilhado em redes sociais.

A exposição “Amo Cuiabá” teve início em 29 de agosto. Além de Gervane, também estavam expostas obras de Adir Sodré, Benedito Nunes, Carlos Lopes, Dalva de Barros, Jonas Barros, Ruth Albernaz e Vitória Basaia.

No início da semana, a mostra foi alvo de uma polêmica, após um frequentador do shopping gravar um vídeo criticando duas obras do cuiabano Gervane, afirmando que são “impróprias” e fazem apologia às drogas.

“Para vocês verem como o negócio banalizou no Brasil. Dá uma olhada no tipo de quadro que está sendo exposto aqui, no Shopping Pantanal. Há famílias com crianças aqui. Tá entendendo? Então, parece que as coisas banalizaram mesmo”, disse o homem, enquanto filmava os quadros.

Uma das pinturas retrata dois usuários de drogas nus em um fundo preto, com os dizeres "Crack is Wack" (o crack é loucura), enquanto utilizam entorpecentes.

Na outra imagem, há figuras consideradas sexuais, como o retrato de um pênis, que formam uma máscara semelhante à do personagem Batman. Na obra, há a frase "Robin, afaste-se dessa droga de arte".

Reprodução

Gervane de paula

Obras de artista cuiabano foram retiradas após polêmicas em redes sociais

Em razão das críticas, a organização da mostra decidiu retirar as duas obras de Gervane da exposição. O artista revelou que chegaram a propor que ele substituísse as pinturas retiradas por outras imagens. Porém, ele se negou a trocar as imagens, pois argumentou que as figuras se complementam.

“Cheguei a tentar negociar a permanência das obras, mas não teve condições. Minha parte na exposição ficaria defasada, pois não havia como incluir outras pinturas. Então, pedi para retirarem todos os meus quadros que estão na mostra”, contou.

Logo depois do pedido de Gervane, os demais artistas também decidiram seguir o mesmo caminho.

“Os demais artistas, em solidariedade, também decidiram retirar os quadros deles. Agora não há mais nenhuma obra na mostra”, revelou.

“Na manhã de ontem [quarta-feira] me reuni com todos os artistas e decidimos que a melhor alternativa seria fechar a exposição”, completou.

O artista frisou que houve interpretação equivocada sobre o objetivo de suas pinturas.

“Houve uma interpretação ignorante, tanto por parte de quem fez o vídeo como de quem decidiu excluir as obras”, pontuou.

“Ocorreu o empoderamento da ignorância e da arbitrariedade. A gente não pode dar margem a isso. Tenho certeza de que agimos corretamente ao retirarmos nossas obras”, assegurou.

Censura

Gervane trabalha com artes plásticas há 30 anos e pretende continuar na mesma linha que tem adotado há décadas. Segundo ele, a organização da mostra cometeu ato de censura ao retirar os quadros.

“Agradeço muito aos meus colegas que me apoiaram e também retiraram suas obras. Era uma exposição coletiva, não tinha sentido tirar um pedaço dela, por capricho de uma pessoa ignorante, que nem do meio artístico era”.

Ele contou que os artistas que participaram da “Amo Cuiabá” não receberam nenhum valor para expor as obras no local.

“Recebemos cachê apenas para pintar as letras que formavam o nome de Cuiabá. De resto, não houve pagamento, por isso tivemos liberdade para retirar as obras, pois não tínhamos nenhum compromisso com o shopping para expor”, comentou.

“O Pantanal era livre para fazer a escolha dele e nós também temos a liberdade de fazer as nossas. Se continuássemos lá, seria um retrocesso para a arte do Estado. Nós precisávamos agir”, declarou.

Outro lado

O Pantanal Shopping confirmou que os artistas retiraram as obras e a “Amo Cuiabá” foi suspensa temporariamente nesta quinta-feira (21).

O estabelecimento informou que a exposição, que tinha previsão inicial para ser encerrada em 29 de setembro, deverá reabrir as portas ainda nesta semana.

“Segundo o curador a exposição irá reabrir o espaço nesta sexta-feira (22). O shopping reitera que o objetivo da exposição é valorizar a cultura dos artistas locais”, pontuou, por meio de comunicado.

Reunião pública da OAB

Logo após a retirada das obras de Gervane, o Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) convocou uma reunião pública de manifesto contra a censura às artes e à liberdade de expressão. O movimento acontecerá na próxima quarta-feira (27).





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/426367/visualizar/