Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 30 de Novembro de 2017 às 08:12
Por: Poconeonline

    Imprimir


O pantaneiro José de Souza Rosa nasceu em Porto Brandão, região ribeirinha de Barão de Melgaço.

Sua juventude foi cultivando cana de açúcar e pescando, levando peixe seco e rapadura, de canoa rio Cuiabá acima para vender na região do porto.

Homem feito desbravou seringais na região do atual Mato Grosso do Sul, onde teve seus primeiros três filhos.

Voltando para Cuiabá, trabalhou no grupo de engenharia e obras de pavimentação CR onde se descobriu mestre de obras de carpintaria.

Passado pela Fazenda São João (Diamantino) se casou com Dejanira Maria, popular Dona Deja, e da união tiveram oito filhos.

Aportando em Nortelândia nos anos 60, foi um de seus Bandeirantes. Auxiliou na abertura de estradas, criação de comunidades rurais como o Santaninha, onde foi pecuarista.

Foi o encarregado pelas obras de carpintaria da primeira barragem construída na Camargo Correa.

Trabalhando como empreiteiro e desbravador da região ficou conhecido como “Gato da Camargo”, prestando significativas obras para fazendas: Camargo e “Arroz Sem Sal”, entre outros trabalhos.

Reconhecido pelos prefeitos de Nortelândia: +João Macaúba, Alcenor Barreto, Zezinho Santos, João Olimpio, e amigo particular de Neurilan Fraga, não são somente autoridades que reconhecem a importância de José Rosa, a população de Nortelândia sempre vai recordar desse grande homem.

José Rosa e sua esposa mudam-se para Cuiabá em 1996, e em 2007 passam a morar em Poconé, tendo em vista seus filhos mais jovens: Josenira Fernandes e Walney Rosa já residirem na cidade.

José Rosa tinha um hábito em particular, ir a feira livre todas as sextas feiras no centro de Poconé, ali via os amigos e batia papo com os populares.

Diagnosticado com câncer em janeiro de 2015, lutou pela vida por quase três anos, somente nos últimos cinco meses ficou debilitado, vindo a óbito às 20h15min da noite de quarta-feira (29/11/17) no Pronto Atendimento Médico de Poconé.

Descanse em Paz!

O funeral acontece na Pax em Poconé e o sepultamento ocorrerá às 17 horas de 30/11





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/426483/visualizar/