Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 24 de Dezembro de 2017 às 08:40
Por: MSN

    Imprimir


O veredito anunciado na sexta-feira contra José Maria Marin na corte de Nova Iorque "praticamente enterra" as chances de Marco Polo Del Nero reverter sua suspensão na Fifa e que o afasta do futebol. O alerta foi feito por especialistas que, em Zurique, acompanham dentro da Fifa o caso envolvendo o brasileiro.

Marin foi condenado por seis das sete acusações que era denunciado, entre elas corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Mas, em praticamente todas as provas apresentadas contra o brasileiro, a procuradoria americana e testemunhas apontaram que ele não estava sozinho: Del Nero faria parte do esquema e teria inclusive solicitado um aumento nos pagamentos.

Marco Polo del Nero: Depoimentos no julgamento de José Maria Marin complicaram del Nero.© Fábio Motta / Estadão Conteúdo Depoimentos no julgamento de José Maria Marin complicaram del Nero.

À medida que as novas evidências foram apresentadas na corte americana, os documentos foram enviados para a investigadora da Fifa, Maria Claudia Rojas, que optou por suspender temporariamente Del Nero por três meses. Enquanto isso, o Comitê de Ética da entidade vai julgar qual será sua punição final ou se o inocentaria.

Fontes do departamento legal na Fifa confirmaram ao Estado que aguardavam o veredito em Nova Iorque sobre Marin para também tomar uma decisão sobre Del Nero. Se o brasileiro preso nos EUA fosse inocentado, o caso contra o presidente afastado da CBF perderia força. "Mas a condenação de forma tão clara praticamente enterra as chances de Del Nero de ser inocentado ou voltar", disse um dos especialistas que acompanha o caso.

A defesa de Del Nero tem até o início de janeiro para enviar seus argumentos para a Fifa. Mas a percepção é de que, na entidade, uma decisão de "rifar" o brasileiro já foi tomada e que, a partir de agora, a meta é a de fazer o caso avançar o mais rapidamente possível para que possa ser levado ao Tribunal Arbitral dos Esportes (TAS, em Lausanne).

Ali, a esperança é de que uma decisão não tenha considerações políticas e que as evidências possam ser consideradas apenas por sua perspectiva legal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/426605/visualizar/