Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 25 de Dezembro de 2017 às 17:24
Por: Agência Brasil

    Imprimir


12 milhões de brasileiros são analfabetos, apontou levantamento
12 milhões de brasileiros são analfabetos, apontou levantamento

De acordo com dados de Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgados nesta quinta-feira (21), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil ainda tem 12 milhões de analfabetos. O levantamento aponta, ainda, que mais da metade dos brasileiros não tem ensino médio completo e quase 70% dos jovens com mais de 18 anos não estudam. A pesquisa mostra também que mais da metade da população não tem nem o ensino médio completo. Os dados se referem ao ano de 2016.

Apesar de o Plano Nacional de Educação, o PNE, estabelecer como meta a erradicação do analfabetismo no Brasil até 2025, os dados apresentados nesta quinta-feira revelam que ainda há um longo caminho a percorrer. O Brasil ainda tem 12 milhões de analfabetos acima de 15 anos, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 7,2%. O mesmo PNE estabelecia que esta taxa deveria ser 6,5 % em 2015.

O índice de analfabetismo é maior entre as pessoas mais velhas. A taxa atinge 20% entre as pessoas com 60 anos ou mais de idade. A taxa de analfabetismo da região Nordeste é cerca de quatro vezes maior do que a taxa apresentada nas regiões sudeste e sul. Para as pessoas pretas ou pardas a taxa foi mais do que o dobro da observada entre as pessoas brancas.

Apenas 30% das crianças até 3 anos estão na creche. A partir da idade obrigatória para a matrícula, que é 4 anos, a taxa de escolarização chega a 90%, nas idades de 4 e 5 anos. No ensino fundamental, que abrange a faixa etária de 6 a 14 anos, o país praticamente já alcançou a universalização, com uma taxa de 99%. O índice cai novamente na faixa etária de 15 a 17 anos, cuja taxa de escolarização é de 87,2%.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/426640/visualizar/