Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 17 de Novembro de 2013 às 13:11
Por: LISLAINE DOS ANJOS

    Imprimir


O gramado da Arena Pantanal deverá ter sua plantação iniciada no dia 24 deste mês, segundo o gerente do Comitê Organizador Local (COL) em Cuiabá, Marcus Jacarandá.


 
A afirmação foi feita durante coletiva na quinta-feira (14), na sede da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).


 
Segundo o gerente de Comunicação do COL, Nelson Ayres, após ter as mudas plantadas, o gramado precisa de um período de descanso de cerca de 90 dias, antes de ser usado para testes.


 
De acordo com tal prazo, os testes anunciados pelo Governo do Estado na Arena Pantanal poderiam ser iniciados apenas em fevereiro do ano que vem, e não em janeiro, como previsto.


 
Além disso, Ayres destacou que, apesar de a Secopa ter anunciado a realização de shows, durante a fase de testes – e não apenas jogos de futebol –, essa não é uma recomendação feita pelo comitê.


 
"A colocação de lona sobre o gramado para a realização de um show impede que ele respire durante um tempo. Isso prejudica, pode danificar o gramado" “A colocação de lona sobre o gramado para a realização de um show impede que ele respire, durante um tempo. Isso prejudica, pode danificar o gramado. Então, o ideal é que sejam realizados pequenos jogos de futebol, mesmo, para que estádio seja testado da forma como será efetivamente usado pela Fifa”, disse.


 
Segundo o gerente, o período necessário para o crescimento do gramado não compromete os testes a serem realizados pela Federação Internacional de Futebol no estádio, previstos para os meses de abril e maio de 2014.


 
Ayres destacou ainda que os gramados foram escolhidos pela Fifa, após a realização de estudos. 


 
Respeitando as características climáticas do Centro-Oeste brasileiro, a entidade escolheu para Arena Pantanal o plantio da espécie de grama chamada Bermuda, que suporta altas temperaturas.


 
“Se seguirem as recomendações da Fifa, são gramados que duram de 30 a 40 anos. São diferentes dos gramados ‘de rolo’, que precisam ser trocados a cada dois ou três anos”, disse.



O gramado


 
Segundo a Secopa, a empresa World Sport, responsável pelo plantio do gramado, possui know-how em plantio dos gramados em estádios como o do Pacaembu, Morumbi, Beira-Rio e Engenhão.


 
A preparação do campo de futebol envolve terraplanagem, colocação de brita e pedrisco, instalação dos tubos de irrigação, colocação do colchão de areia, do top soil (adubo) e o plantio da grama.


 
Atualmente, o campo se encontra na fase final do top soil, restando passar a última camada de adubo, de acordo com a pasta.
 



Com capacidade para aproximadamente 44 mil torcedores, a Arena Pantanal fechou o mês de setembro com 85% dos serviços concluídos. 


 
Com a estrutura física orçada em R$ 420 milhões – sem contar a instalação dos assentos, mobiliário e sistema de Tecnologia, Informação e Comunicação – a obra será palco de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014.


 
Com capacidade para 41.390 torcedores durante a Copa do Mundo – capacidade que será ampliada para 44.003 pessoas no modo legado –, o estádio conta com aproximadamente 1,5 mil operários ativos.


 
A arena tem previsão de inauguração para a primeira quinzena de janeiro de 2014.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4270/visualizar/