Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 02 de Fevereiro de 2018 às 08:56
Por: Terra

    Imprimir


Professor da Universidade de Brasília (UnB), o cientista político Lucio Rennó avalia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não será capaz de influenciar os votos de todos os eleitores que hoje declaram apoiá-lo caso venha a ser impedido de disputar a eleição à Presidência.

Para Rennó, grande parte dos apoiadores de Lula o endossam não por ideologia, mas por "afeição" e pela memória positiva de avanços que atribuem a seu governo.

Segundo ele, caso o ex-presidente seja impedido de concorrer, os votos de parte desse grupo podem migrar para candidaturas governistas - se a economia deslanchar nos próximos meses - ou até para o deputado federal Jair Bolsonaro.

"Ele (Bolsonaro) pode abocanhar o eleitorado de Lula que deseja mais ordem na sociedade, mais estabilidade, que defende um enrijecimento do combate ao crime, questões muito presentes hoje nas periferias", afirma Rennó, doutor em Ciência Política pela Universidade de Pittsburgh.

Na terça-feira, uma pesquisa do Datafolha revelou que Lula segue à frente das pesquisas de intenção de voto mesmo após ter sido condenado em segunda instância no caso do tríplex no Guarujá. Em tese, a condenação faz com que o petista fique impedido de concorrer a cargos públicos pela Lei da Ficha Limpa.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/427369/visualizar/