Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 06 de Fevereiro de 2018 às 08:58
Por: Folhamax

    Imprimir


A partir de uma lei sancionada em janeiro, Mato Grosso deverá implantar mais um roteiro ao calendário oficial de corridas no estado, o Circuito Mato Grosso de Corridas. A nova competição deverá ser realizada em 12 municípios, sendo um evento por mês, no intuito de divulgar as atrações e fomentar o turismo regional.

A proposta do Circuito surgiu por meio do Projeto de Lei (PL) 783/2015 apresentado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e que foi sancionado como Lei 10.665/2018 no começo deste ano. De acordo com a propositura, de autoria do deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), os municípios interessados devem providenciar a habilitação junto aos órgãos competentes para a realização da etapa do Circuito que lhe compete. A cada ano, a seleção de municípios integrantes pode ser alterada para dar oportunidade a todos os interessados.

Mesmo recém-sancionado, o projeto já desperta interesse dos municípios, como é caso de Sinop. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, explica que o evento seria um bom atrativo para atletas e para outros visitantes. “Estamos promovendo algumas atividades justamente voltadas para atrair turistas para o município e a corrida poderia ser mais uma oportunidade. Vamos tentar aderir ao Circuito”.

A realização seria organizada por meio de parceria entre os municípios envolvendo o setor privado como, por exemplo, hotéis, restaurantes e comércio em geral. Os investimentos necessários deverão ser custeados pelos valores cobrados para inscrição e também pelas parcerias estabelecidas.

Representantes dos municípios interessados, de acordo com a lei, deverão participar de audiências para definir as datas, bem como demais detalhes da organização da corrida.

Para o treinador Bristo Viana, 49, o Circuito Mato Grosso de Corrida, ao ser estabelecido por meio de lei, facilita patrocínios e recursos para o pagamento de prêmios. Como explica o treinador, a falta de recompensas dificulta a participação dos atletas. “Quando não tem prêmio, é mais difícil mobilizar o atleta porque existem gastos com o deslocamento, hospedagem, entre outros”, pontua.

Com mais de 300 corridas no currículo, a jornalista e atleta Luciane Mildenberger já participou de provas na capital e interior mato-grossense, em cidades de outros estados e até de outros países, como Estados Unidos, França, Alemanha, além do deserto do Atacama, no Chile. Ela também acredita que o Circuito possa ser um evento importante, desde que tenha custo de inscrição reduzido e boa premiação.

“O incentivo ao esporte é muito importante para formar novos adeptos. Hoje temos muitos iniciantes em corridas, mas também temos muitos atletas profissionais que vivem desse esporte e que merecem ser incentivados com boas premiações. Somos um país de sedentários e todas as formas de incentivo são bem-vindas, por isso a importância de políticas públicas que cuidem da saúde das pessoas. Esporte é vida, é saúde”, defende Luciane Mildenberger.

Atualmente, 59 corridas estão inseridas no calendário oficial de corridas do estado. Cabe à Federação de Atletismo de Mato Grosso autorizar a realização da competição para que consigam as devidas habilitações, como interdições oficiais das vias e o apoio para segurança e organização viária. Em média, 800 atletas participam de cada competição no estado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/427431/visualizar/