Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 10 de Fevereiro de 2018 às 16:08
Por: Folhamax

    Imprimir


No último dia de visita a municípios mato-grossenses para informar sobre como funcionará o programa ‘Internet para Todos’, o vice-governador Carlos Fávaro obteve a confirmação de que mais três cidades irão aderir ao programa: Sinop, Cláudia e União do Sul. As reuniões ocorreram nesta sexta-feira (09.02) e, além dos prefeitos, também participaram deputados estaduais, gestores públicos, empresários, vereadores e população local.

Fávaro fez questão de ressaltar que a prioridade do programa será o atendimento aos locais onde não existe o acesso à internet ou em que haja precariedade no serviço. “Um estado continental como Mato Grosso sofre muito com a carência nessa área e nos dias atuais a internet não é luxo, é uma necessidade. Por isso, a primeira fase do programa começará onde não tem internet, vamos buscar municípios, distritos e comunidades que realmente necessitam desse serviço”, disse.

Ele explicou que, até maio do ano passado, o Brasil não tinha o seu próprio satélite e toda a comunicação era feita por meio de satélites alugados dos Estados Unidos, México e Espanha. “Isso colocava em risco a soberania e segurança nacional e, apesar da crise que o Brasil atravessa, o governo federal conseguiu concluir esse projeto tão importante. A capacidade do satélite será dividida em duas bandas, uma específica para as Forças Armadas e outra destinada para atender as áreas de saúde, educação e o programa Internet para Todos”, informou Fávaro.

Para participar, os prefeitos devem firmar um termo de adesão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e indicar as localidades do município que desejam contemplar com o programa. Os equipamentos serão cedidos pelo governo federal e os municípios terão que se comprometer em providenciar um terreno para a instalação da antena, a segurança do local e a aprovação da dispensa de cobrança do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) junto às Câmaras Municipais.

“Vamos aderir ao programa e encaminhar as localidades que queremos beneficiar com a maior brevidade possível. Sabemos o quanto a internet facilita o dia a dia do cidadão, tanto que nesta semana, estamos implantando um novo sistema na Prefeitura para atendimento de serviços de forma digital, garantindo agilidade e eficiência no atendimento à população”, ressaltou a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli.

O prefeito de União do Sul, Claudiomiro de Queiróz, ficou empolgado com a vinda do programa para a cidade e, antes mesmo de enviar às localidades para MCTIC, informou os locais prioritários. “A internet em nossa cidade é praticamente inexistente e, em função disso, queremos que seja instalada uma antena na praça central da cidade e nos nossos assentamentos”. Da mesma forma, o prefeito de Cláudia, Altamir Kurten, já adiantou que o município tem três prioridades. “Precisamos do sinal da internet nos assentamentos 12 de outubro, Keno e Zumbi dos Palmares”, anunciou o gestor.

Durante as reuniões, Fávaro esclareceu que como o governo federal não vai operacionalizar o serviço, as operadoras locais serão cadastradas e poderão comprar o sinal da Telebras e vender planos com valores acessíveis para os usuários. “O cidadão poderá optar por um plano de R$ 10, por exemplo e receber um sinal de qualidade. Para se ter uma ideia, o satélite, que contou com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões, é capaz de produzir o dobro de internet que o Brasil poussi hoje”, enfatizou.

Outras demandas

Além de percorrer os municípios para apresentar o programa Internet para Todos, o vice-governador também recebeu demandas dos municípios em diversas áreas, como meio ambiente, saúde, educação, pavimentação urbana e agricultura familiar. No município de União do Sul, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota, anunciou que a partir do mês de março, o município contará com um escritório da entidade.

“Hoje, 400 famílias vivem aqui exclusivamente da agricultura familiar e precisam do auxílio da Empaer. Quando assumimos, tínhamos uma meta de abrir 21 escritórios e, em três anos chegamos a 17. A partir do próximo mês, faltarão apenas três escritórios, já que vamos atender esse pedido do vice-governador e , por meio de um Termo de Cooperação Técnica, iremos trazer a Empaer para União do Sul”, garantiu o presidente.

Nesta semana, o vice-governador percorreu os municípios de Santa Rita do Trivelato, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Santa Carmem, Sinop, Cláudia e União do Sul, além dos distritos de Água Limpa e Primaverinha. Também participaram das reuniões os deputados Dilmar Dal Bosco e Pedro Satélite, o assessor especial do MCTIC, José Augusto Curvo “Tampinha”, o prefeito de Marcelândia, Arnóbio Andrade e o empresário Roberto Dorner.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/427514/visualizar/