Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 27 de Agosto de 2012 às 15:34

    Imprimir


Reprodução

O lazer, segundo a Constituição Federal, é um direito de todo brasileiro. A lei não especifica de quem é a responsabilidade direta, no entanto, pontua que cabe à prefeitura zelar pelo bem estar dos moradores, não podendo haver diferenças entre os bairros. Segundo a constituição, é responsabilidade da prefeitura cuidar das praças da cidade, da cultura local, além de construir e cuidar das áreas de lazer.

“O lazer é um direito fundamental do ser humano e ele traz a possibilidade do ser humano debruçar-se e pensar sobre si, sobre os outros. Ele é estímulo a uma qualidade de vida saudável, a possibilidade de relacionamentos sociais”, explicou o doutor em história, Adilson José Francisco.

Mas nem sempre as regiões mais afastadas recebem a mesma atenção que o centro da cidade. O aposentado Anelso Benedito Bonfim e a namorada, por exemplo, percorrem cinco quilômetros até o Centro de Lazer em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá. “Eu trabalho ainda, mas quando eu estou parado fico sem saber o que fazer. Então, aqui eu estou me divertindo, fazendo ginástica, dançando. É tudo de bom”, enfatizou.

Em um outro bairro de Rondonópolis, um professor dribla diversas dificuldades para treinar os meninos apaixonados por futebol. Por falta de áreas cedidas pela prefeitura, eles treinam em um campo improvisado, com muita poeira. “Com essa seca a areia sobe e a grama misturada com o mato fica fofa. Aí é mais poeira”, disse o professor Gerson de Souza Costa.

Por outro lado, o horto florestal mantido pela prefeitura garante interação com a natureza. Araras e jabutis andam livremente pelo espaço. No mesmo lugar, os moradores tem uma academia para estimular a prática de exercícios físicos ao ar livre e, por não ter custo algum, ela fica sempre bem movimentada. “Enquanto minha filha brinca no parquinho e o pai dela faz caminhada, eu faço exercícios na academia”, disse a pedagoga Ivani Moraes.

Mas nem sempre os investimentos públicos acompanham a expectativa dos moradores. Por isso, observe no plano do seu candidato se há propostas voltadas, além de outras coisas, para o lazer nos bairros. Segundo a professora de dança Sarah Jane, as pessoas precisam equilibrar trabalho com lazer. “Cultura enriquece a vida da população, das pessoas. A vida não é só trabalho. Precisamos ter esse equilíbrio. A diversão tem que existir na nossa vida. E principalmente uma diversão que tenha qualidade”, ressaltou.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42760/visualizar/