Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 18 de Fevereiro de 2018 às 22:54
Por: G1-MT

    Imprimir


As constantes chuvas no município de Cláudia, a 608 km de Cuiabá, têm causado prejuízo aos produtores de soja, que ficam impedidos de fazer a colheita e perdem milhares de hectares plantados nesta safra. Segundo o delegado da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Ivan Max Hoffman, os prejuízos atuais já passam da casa dos R$ 20 milhões.

De acordo com os produtores, foram colhidos pouco mais de 5% dos 110 mil hectares cultivados no município nesta safra, mas o índice de lavouras perdidas é grande. Em uma área de 230 hectares, por exemplo, toda a produção passou do tempo de colheita e os grãos apodreceram. A estimativa de perda é de quase 15 mil sacas de soja.

“Nos últimos 15 dias, choveu muito aqui, chegando a passar de 900 milímetros, acarretando perdas na soja que estava pronta para colheita. E já atingiram em torno de 20% do município de perda na soja. A soja está toda ardida, 100% estragada. Não sabe se vai conseguir vender para ração, resíduo", afirmou Hoffman.

De acordo com a Aprosoja, os produtores tentam decretar situação de emergência no município, porque os prejuízos podem chegar a até R$ 30 milhões. Por isso, eles estão preparando laudos que comprovem as perdas de safra.

Os documentos devem ser usados para que a prefeitura do município possa decretar a situação de emergência e, em seguida, solicitar a homologação na Defesa Civil Nacional. Conforme a associação, isso daria tempo aos agricultores que estão com os compromissos financeiros vencendo e correm o risco de perder bens penhorados com a execução dos contratos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/427698/visualizar/