Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 20 de Fevereiro de 2018 às 22:25
Por: G1

    Imprimir


O principal índice acionário da B3 fechou em alta de mais de 1% nesta terça-feira (20), retomando o patamar de 85 mil pontos e atingindo novas máximas históricas. As ações da Eletrobras se destacaram com valorização de mais de 8% após o governo colocar a privatização da elétrica na pauta da agenda alternativa à reforma da Previdência.

O governo anunciou na véspera um pacote de medidas econômicas alternativas, após ter desistido de votar a reforma da Previdência.

O Ibovespa terminou em alta pelo 5º pregão seguido, com valorização de 1,19%, a 85.803 pontos, superando máxima anterior registrada no dia 26 de janeiro (85.530 pontos).

Na máxima do dia, o índice bateu 86.290 pontos, novo recorde histórico, superando a marca de 86.212 pontos de 31 de janeiro.

Cenário interno

Segundo Jason Vieira, economista da gestora Infinity, o mercado não contava com a reforma da Previdência e a bolsa brasileira recuou no ínicio do pregão seguindo o exterior. "O mercado lá fora abriu em queda e a bolsa companhou. Não tem nada na agenda", disse.

Com a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, o governo do presidente Michel Temer abriu mão de votar a reforma da Previdência e apresentou um conjunto de medidas econômicas, boa parte delas já em tramitação no Congresso, em uma tentativa de reafirmar o compromisso com o equilíbrio fiscal.

"Abriram as gavetas e foram retirando coisas para cima das mesas, no intuito de minorar os efeitos da extinção da reforma da Previdência, mas, de qualquer forma, ela segue sendo imprescindível e será um ônus inicial para o novo presidente", escreveu o economista-chefe da corretora Modalmais, Alvaro Bandeira, em nota a clientes.

O decreto de intervenção foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta madrugada e deve ser apreciado pelo Senado ainda nesta terça-feira.

Destaques

Os papéis da Eletrobras lideravam as altas dentro do Ibovespa, com valorização de mais de 8%. A privatização da companhia é uma das pautas nas quais o governo irá focar para tentar equilibrar as contas públicas sem mudar as regras da aposentadoria.

Na ponta negativa, o Grupo Pão de Açúcar PN caiu acima de 5%, liderando as baixas do dia, tendo no radar a reformulação em sua administração anunciada na véspera, com a nomeação do presidente da unidade de móveis e eletrodomésticos Via Varejo para a presidência-executiva no lugar de Ronaldo Iabrudi, além dos resultados para o quarto trimestre.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/427739/visualizar/