Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Fevereiro de 2018 às 13:05
Por: Repórter News

    Imprimir


O prefeito municipal de Nortelândia Zema Fernandes (SD) fez neste final de semana uma nova incursão na zona rural da cidade, a exemplo do que fez no início de seu governo em 2017, com o objetivo de ouvir as demandas da comunidade rural e buscar os encaminhamentos necessários a solução dos apontamentos.

Periodicamente ele e sua equipe mantém um contato direto com os pequenos e médios produtores rurais, travando discussões e promovendo o levantamento de iniciativas que resultem no incentivo ao desenvolvimento social e econômico desta parcela da população local. Esse trabalho já resultou em avanços significativos, como a manutenção das estradas rurais em condições de trafego e escoamento da produção agrícola, e o apoio com maquinários e técnicos para o desenvolvimento das atividades econômicas do campo.

Neste final de semana, os trabalhos tiveram início da manhã de sábado, com uma visita no Acampamento Maria Bem Vinda, onde vivem 27 famílias, que estão acampadas a mais de 12 anos na tentativa de viabilizar a posse da área. Durante o encontro com os futuros parceleiros, o alcaide firmou compromisso de intermediar um diálogo entre o INCRA e o Banco Bradesco, para negociar a aquisição da área, que já foi declarada improdutiva.

Logo em seguida, ele e comitiva seguiram para o Acampamento do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Nortelândia (SINTRAF), onde ofereceram serviços de todas as secretarias municipais a mais de 50 famílias acampadas.

Na área da Saúde, uma equipe formada por médico, odontólogo, enfermeiros e técnicos executaram serviços de aferição da pressão arterial, informações sobre câncer do colo de útero, HPV, entre outros. As famílias acampadas foram cadastradas e passam a ser atendidas na unidade do Programa de Saúde da Família “Olímpio Pereira” no Bairro Joaquim da Silva/Tapirapuã, bem como o mapeamento da necessidade de palestras educativas e atendimento da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

Na área Educacional, as famílias receberam informações sobre o ano letivo escolar na rede municipal de ensino, transporte escolar de alunos, entre outras, como as condições da Escola Municipal “Júlio Praxedes” que após nove anos passa por investimentos na reformulação da estrutura física, hidráulica e elétrica.

Profissionais da Assistência Social realizaram um levantamento de informações do Cadastro Único, Pró-Família, Criança Feliz e o agendamento para atendimento dos acampados na regularização da situação de cada família.

Técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Agricultura promoveram uma explanação de suas ações na indução do desenvolvimento rural, elencando as ações e investimentos feitos até o momento. Dois assentamento já foram contemplados com duas patrulhas mecanizadas cada uma, titularização de 50 lotes no Nossa Terra Nossa Gente, parceria com o INTERMAT, Programa Nosso Leite com o SEBRAE e cursos de capacitação com o SENAR de MT.

As Secretarias Municipais de Administração e Gabinete, responsáveis pela articulação e realização das ações em conformidade com o plano de governo da gestão, também estiveram presentes no evento.

O Chefe do Poder Executivo Municipal Zema Fernandes, fez questão de dizer que no tocante ao desenvolvimento e produção no meio rural, sua administração está focada no futuro, buscando a formação de parcerias e acredita que desta maneira poderá crescer todos juntos.

“Nosso município tem uma variedade imensa de produção, e esse potencial estamos buscando ampliar, fortalecendo as cadeias produtivas e consequentemente induzindo o crescimento social e econômico no meio rural, até mesmo como mola propulsora da transformação do meio urbano” disse ele.

Ele citou como exemplo desse compromisso com o setor, a reforma, ampliação e suporte que dá na MT 343 que liga o centro da cidade a BR 163 e 364 passando pela comunidade do Santaninha, importante via de escoamento dos médios e grandes produtores rurais de soja, milho e avicultura, entre outros.

Pessoalmente o gestor municipal vistoriou todas as estradas vicinais para verificar os trechos que necessitam de reparos urgentes, a fim de assegurar a qualidade da estrada e rapidez no transporte da produção.

“Entendemos como de fundamental importância oferecer serviços essenciais as famílias do campo, e ainda de manter perfeitas condições de trafego de nossas estradas, dado que a área rural gera riquezas e abastece não só a cidade, como o Mato Grosso e o Brasil, gerando emprego e renda” finalizou Zema Fernandes.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/427885/visualizar/