Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 07 de Março de 2018 às 23:00
Por: Agência de Notícias da AMM

    Imprimir


O presidente do Sistema de Crédito Cooperativo-Sicredi/Centro Norte, João Spenthof, foi um dos palestrantes nesta quarta-feira (07), da 2ª Marcha a Cuiabá – Prefeitos em Defesa dos Municípios Mato-grossenses, organizada pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. Com a proposta de auxiliar o desenvolvimento econômico e social dos municípios, ele apresentou a área de atuação e serviços já prestados aos municípios que já possuem agência da cooperativa.

O projeto do Sicredi é abrir novas filiais em todo o estado, principalmente nas cidades que não possuem serviços bancários. Para isto, será feita uma parceria com a AMM, com o objetivo de levar agências aos municípios que não possuem instituições financeiras. “Temos a missão de ajudar o desenvolvimento das comunidades. Uma instituição financeira presente impacta diretamente no desenvolvimento social e econômico da região”, assegura o presidente da entidade.

Spenthof explicou que além de facilitar os serviços financeiros, o Sicredi possibilita o desenvolvimento econômico, já que os recursos se mantém na região onde há a movimentação bancária. Segundo ele, a meta é trazer todas as transações bancárias da prefeitura para o Sicredi. Desta forma, a população poderá utilizar os serviços de previdência social, folha de pagamento, crédito consignado, aposentadoria e outros. “ O que poderá gerar uma movimentação financeira e fomentar a economia local”, pontua.

O Sicredi possui 9 agências em todo o estado, sendo a do Vale do Cerrado; Sudoeste MT/PA; Noroeste MT e Acre; Araxingu Sul MT; Ouro Verde MT; Celeiro do MT; Norte MT/PA; e Univales MT/RO. Alem destas agências, ele adiantou que serão construídas ainda este ano, mais duas novas no interior do estado.

O presidente do Sicredi ressaltou a importante conquista da instituição com a aprovação do Projeto de Lei 161, que permite que as cooperativas de crédito recebam recursos dos entes públicos municipais. Com a aprovação no congresso nacional, o projeto passará por algumas regulamentações por parte do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central. “A movimentação financeira da população possibilitará o recebimento de mais recursos vindos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf), e Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Empresarial)”, explica.

Na avaliação do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, o carro chefe do Sicredi, é o programa de educação “União Faz a Vida”. Ao implantar o programa em Nortelândia, segundo Fraga, quando ainda era o prefeito do município, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) deu um salto. “Projeto que busca a qualificação dos professores, prioriza a educação. O projeto educacional é mais importante que os recursos financeiros”, afirma.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428060/visualizar/