Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 29 de Março de 2018 às 08:55
Por: Da Assessoria

    Imprimir


O prefeito municipal de Nortelândia Zema Fernandes (PSD) anunciou na manhã desta quinta-feira (29.03) o investimento de R$ 400 mil reais, através de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Garcia, na reforma e modernização da Feira do Pequeno Produtor “Antônio Viana dos Santos” na área central da cidade.

Os recursos serão repassados pela Secretaria de Estado de Agriculta Familiar, comandada pelo secretário Suelmo Fernandes e vai fortalecer a cadeia produtiva e econômica do meio rural, bem como modernizar as instalações do espaço destinado a comercialização da produção dos assentamentos Nossa Terra Nossa Gente, Assentamentos São Francisco e Raimundo da Rocha, beneficiando diretamente mais de 300 pequenos produtores da agricultura familiar.

Os recursos serão utilizados na reforma elétrica e hidráulica, substituição de bancadas, pisos e azulejos, pintura e remodelação do jardim da feira.

A ação faz parte do projeto de fortalecimento da zona rural, deflagrada no início da gestão em 2017, que ainda inclui cursos técnicos para os agricultores familiares. Ainda no ano passado, a administração municipal se reuniu com a classe produtora de todos os assentamentos para fazer um raio x das demandas e desde então vem promovendo várias ações, a contar da descentralização das patrulhas mecanizadas que passaram a ser administradas pelas associações, inclusive sua manutenção, e a contratação de técnicos e profissionais especializados na prestação de serviços aos produtores

O gestor municipal Zema Fernandes esclareceu que esta é mais uma etapa do projeto que visa fortalecer a economia no meio rural, e transformar o campo social e economicamente, o que consequentemente implica em melhor qualidade de vida a todos.

“Iniciamos nossa gestão elencando como prioridade além da saúde e da educação, o meio rural, porque entendemos ser a mola propulsora da economia urbana. O incentivo à produção é capaz de transformar a agricultura familiar, assim como ofertar condições para que o pequeno proprietário rural possa desenvolver suas atividades” justificou o prefeito.

No ano passado, por exemplo, o município recebeu as permissões de uso do Selo de Identificação da Participação da Agricultura familiar (Sipaf). O Selo da Agricultura Familiar beneficiou produtores de leite e derivados. A entrega foi durante a oficina de políticas públicas da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), realizada pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso (DFDA-MT), e foi uma gestão da atual administração junto aos órgãos competentes.

Outra ação, é a regularização fundiária com a titulação das propriedades rurais, provocada junto ao INCRA e INTERMAT, que já bem beneficiandos inúmeras famílias que estão recebendo o título definitivo, que vai viabilizar acesso a financiamentos e outros benefícios importantes para alavancar as propriedades e inseri-las no contexto econômico.

“A nossa administração tem feito um trabalho ímpar na área rural, como nunca foi feito, desde ouvir as necessidades e a vocação dos produtores e não impor a eles o que imaginamos que é a solução” sentenciou o prefeito.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428210/visualizar/