Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 09 de Abril de 2018 às 18:04
Por: Da Assessoria

    Imprimir


1ª Etapa do Circuito Centro-Oeste Guabi de Hipismo e Mato Grosso ganhou medalha de prata com o cavaleiro Luiz Gustavo Remy da Silva.
1ª Etapa do Circuito Centro-Oeste Guabi de Hipismo e Mato Grosso ganhou medalha de prata com o cavaleiro Luiz Gustavo Remy da Silva.

Entre os dias 7 e 8 de abril aconteceu a 1ª etapa do Circuito Centro-Oeste Guabi de Hipismo, o evento foi realizado pela CBH – Confederação Brasileira de Hipismo – no Centro Equestre Equus Ville, situado na BR O60, KM 90 em Anápolis no estado de Goiás. Apesar de o hipismo ser um esporte que possui várias provas, onde o cavaleiro ou a amazona devem completar o percurso sem cometer faltas, neste evento foram realizadas somente provas de saltos em 8 séries que se iniciavam nos 0,60 metros e iam até 1,30 metros.

Na série 0,60m da escola preliminar os destaques foram: Regina Arruda, com o 1º lugar, e Jaciane Lima Mesquita, com 2º lugar para a montaria Dodge e 3º lugar para montaria Rock, ambas representantes da Federação Hípica de Goiás (FEHGO). Já na escola principal com o percurso de 0,80m os destaques do pódio ficaram com Ana Gabriela Leal, da FEHGO, Luiz Gustavo Remy da Silva, representante da Federação Hípica do Mato Grosso (FHIMT) e Arthur Saldanha Carvalho, da Federação Sul Matogrossense de Hipismo (FSMH), respectivamente.

Na categoria aberta de 0,90m subiu ao pódio as representantes da Federação Hípica de Brasília (FHBR), Marina Pinho Garcia e Maria Luiza Cabral, 2º e 3º lugar da série extra do campeonato e Lucas Castro, da FEHGO, 1º lugar na modalidade. Goiás e Brasília também foram destaques na série preliminar de 1 metro, desta vez os representantes foram Alessandro Silva Pereira, da FEHGO em 1º lugar, seguido por João Batista Silva Neiva, da FHBR, e na terceira colocação estava João Pedro Fantim, também da FEHGO. Ana Flavia Manes Pereira, Paulo Borges e Florence Marie Berthier, ambos da FHBR, também se destacam na série.

A competidora Viviane Anicet Fischer Lopes, da FHBR, assumiu o 1º e 2º lugar da série intermediária de 1,10m com as montarias Asterix TW e Adele, respectivamente. O terceiro lugar ficou com a Bettina Rojas Bastos Mello, representante da FSMH. Na liderança do pódio da série principal de 1,20m estava Lis de Paula, representante da FEHGO, seguida por Vinicius Pereira Paulino da FHBR e Alexandre Vidal Canaparro Nogueira. Brasília foi muito bem representada na série top de 1,30m onde Marcela Amorin Grippe ocupou o 1º e 2º lugar seguida por sua companheira Flavia Rocha Mello De Azevedo em 3º lugar.

Bem-estar Animal

O Circuito Centro-Oeste Guabi de Hipismo aceita a participação de todas as raças de cavalos, inclusive SRD (sem raça definida), desde que o animal esteja preparado para a rotina de atividades. Um cavalo disposto, produtivo e saudável é resultado de uma boa alimentação. É através de uma dieta equilibrada, com os nutrientes exatos e na quantidade ideal para o seu desenvolvimento que o animal vai apresentar uma excelente performance. Todos os nutrientes têm participação crucial para o bom funcionamento do organismo dos cavalos, entretanto, se colocados em ausência ou excesso, podem alterar de forma negativa as ações de alguns genes e comprometer o metabolismo do animal, tornando-o mais suscetível a doenças, ao estresse e ao baixo desempenho.

Portanto, para auxiliar na medida ideal de cada nutriente introduzido na dieta, a ciência da nutrição criou a genômica nutricional, que consiste em avaliar a interação dos alimentos x genoma. Ou seja, permite esclarecer melhor o mecanismo de ação das substâncias biologicamente ativas contidas nos alimentos e seus efeitos no genoma – informação hereditária de um organismo que está codificada no ácido desoxirribonucleico (DNA) - que carrega informações genéticas - e/ou em alguns vírus, no ácido ribonucleico (RNA) - responsável pela síntese de proteínas da célula.

Em outras palavras, esta análise é feita através de um estudo realizado pelo mapeamento do genoma do equino, de acordo com o sexo, raça, padrão genético, espécie, etc, identificando a ação direta ou indireta de cada nutriente nos códigos genéticos, que podem se manifestar em uma fase da vida do animal, de uma forma positiva ou negativa. Desta forma, através da genômica nutricional, é possível se antecipar a quaisquer ações ofensivas do organismo, prevenir de doenças futuras e minimizar o risco de doenças crônicas, pois identifica os genes que influenciam o risco de doenças metabólicas, em virtude de uma má alimentação.“É possível aperfeiçoar o desenvolvimento do rebanho, gerar lucratividade e segurança, com a definição de dietas “personalizadas”. Além de evitar perdas, estabelecer estratégias e fazer a manutenção da saúde do animal, antecipando a uma futura enfermidade. O resultado é o sucesso nos negócios”, ressalta Sigismundo Fassbender, gerente para Equinos da Guabi.

Atenta às necessidades do setor, a Guabi - uma das mais conceituadas empresas do setor –em parceria com a Alltech - oferece para a equinocultura brasileira o conceito da nutrigenômica, identificando a aplicação de aditivos nutricionais diferenciados com o selo GEN – Genômica Nutricional Guabi. Uma das novidades é a adição de ômega 3-DHA. Considerado como ácido graxo essencial, o ômega 3-DHA não é sintetizado pelo corpo dos equinos, portanto, é altamente recomendado que seja ingerido na dieta. Dentre os benefícios estão a melhora reprodutiva, proporcionando maior qualidade espermática e redução da inflamação uterina no pós-parto; melhor desenvolvimento fetal e neonatal (funções cognitivas e aprendizado); ação anti-inflamatória; melhor resposta imunológica; maior aporte energético e melhor saúde cardiovascular, resultando em desempenho esportivo superior.

Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal

A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que há mais de 44 anos se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado, e é hoje uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros e exportações frequentes para mais de 30 países. Sua linha de produtos abrange rações completas, suplementos minerais, dietas, núcleos e premixes, para atender as diferentes necessidades nutricionais e fases de crescimento de: peixes e camarões, equinos, bovinos de corte e de leite, aves de corte e de postura, coelhos, caprinos, ovinos, entre outras espécies de animais de produção. Atualmente, a Guabi possui cinco unidades fabris distribuídas pelo Brasil, dois Centro de Distribuição em Cuiabá (MG) e em Caucaia (CE) e um Escritório Nacional, em Campinas/SP.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428316/visualizar/