Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 17 de Abril de 2018 às 13:57
Por: Da Assessoria

    Imprimir


O prefeito municipal de Nortelândia Zema Fernandes liderou durante toda esta segunda-feira (17.04) uma comitiva formada pelos vereadores Andrey Oliveira, Flavio de Sá e Benedito Antônio (Ditinho), e o Chefe de Gabinete Antônio Quinteiro de Almeida, para uma série de visitas in loco nas secretarias municipais, com o objetivo de constatar a prestação de serviços oferecidos à sociedade Nortelandense.

Entre as pastas visitadas estão a Secretaria Municipal de Saúde, Ação Social e Educação, e teve início na unidade do Programa de Saúde da Família (PSF I) que atende os moradores dos Bairros Tapirapuã, Novo Horizonte, Cohab, Joaquim da Silva, Camargo Corrêa, Santaninha, João Padre, Maria Bem vinda e Acampamento do Sintraf. Os habitantes desta área são atendidos em modernas instalações físicas, com sala de espera climatizada e painel de chamada dos pacientes. A unidade do PSF é referência à saúde da mulher e da criança na cidade. No PSF II, que atende os Bairros Joaquim da Silva, Bandeirantes, Centro e P.A. Raimundo da Rocha (Barreirão), verificaram as etapas de atendimento e ouviram servidores e populares. Os profissionais desta unidade realizam visitas domiciliares (ás terças e sextas-feiras), banca de pressão (quartas-feiras) e atendimento as gestantes (quintas-feiras). No PSF III, que atende os moradores do Bairro da Ponte, P.A. São Francisco e Nossa Terra Nossa Gente, o gestor conferiu a vacinação contra a febre amarela (segundas-feiras) e na quarta a equipe realiza vacinas contra BCG e teste do pezinho dentro do período de coleta estipulado. Na quinta-feira o atendimento é prioritário para gestantes e lactantes, com vagas em aberto para casos de urgência e emergência. A unidade conta ainda com atendimento de Saúde Mental e o Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF) que disponibiliza orientações com uma Nutricionista, uma Fonoaudiologia e uma Educadora Física.

Na sede da secretaria municipal de saúde, o prefeito e comitiva checaram os equipamentos adquiridos recentemente ao custo total de R$ 400 mil reais, como consultórios odontológicos, cadeiras, aparelho de ultrassom e articulador odontológico, colposcopio e eletrocardiógrafo para a área de saúde da mulher, aparelhos de ar condicionado, geladeiras, computadores e móveis pra escritório.

Na Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), acompanharam de perto os trabalhos realizados em prol das crianças e famílias em estado de vulnerabilidade social, através do Projeto Horta Comunitária, uma parceria da pasta com EMPAER e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, visando proporcionar aos participantes uma alimentação saudável e rica em nutrientes, melhorando a qualidade de vida das famílias beneficiadas. O projeto conta com mais de 70 pessoas e contempla diversas famílias do programa Pró-Família do Governo do Estado de Mato Grosso.

O núcleo ainda oferece a mais de 60 crianças e jovens carentes, aulas de violão, teclado, contrabaixo e bateria, estimulando a veia artística dos envolvidos nas atividades sociais da pasta. Todos os cadastros do Bolsa Família, Pró Família, CadUnico, e demais serviços vinculados a Assistência Social são registrados na Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de manter um acompanhamento contínuo dos programas, que possui mais de 1.500 cadastros feitos e atualizados por ano.

A titular da pasta e primeira dama Márcia Deungaro Fernandes, aproveitou a oportunidade para esclarecer a comitiva sobre a importância do cadastro e a sua atualização. “É essencial que as famílias que recebem algum tipo de benefício social, façam a atualização do seu cadastro sempre que possível contados a partir da sua inclusão, e para aquelas famílias que estão iniciando sua inscrição no Cadastro Único, que forneçam as informações com a maior veracidade e de forma completa, para o bom andamento do processo” explicou ela.

No Centro Municipal de Ensino “Júlio Praxede Duarte”, constataram o trabalho de reforma das instalações, realizada com recurso próprios, um desejo antigo dos alunos e pais que reivindicavam melhorias nas condições do prédio que atende mais de 163 alunos de 6 à 12 anos, do 1° ao 5° ano.

Zema Fernandes destacou a importância da reforma e principalmente a colaboração da população que paga em dia seus impostos, proporcionando com os recursos próprios os investimentos necessários ao bem estar da população.

"O cidadão que contribui e paga em dia seus impostos, está colaborando consigo mesmo, pois a partir daí, podemos aplicar imediatamente estes recursos nas demandas apontadas pela população. O nosso próximo passo é conseguir junto a companhia de energia elétrica ENERGISA resolver o problema de abastecimento de energia elétrica que impede o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado dessa escola, o que vai garantir mais conforto e qualidade no aprendizado dos alunos” destacou ele.

O Chefe do Poder Executivo disse ainda que a visita surpresa será estendida a outros setores no decorrer da semana, objetivo assim verificar as demandas das diversas áreas, bem como levantar a necessidade de novos investimentos para aprimorar a prestação de serviços à população.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428441/visualizar/