Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 17 de Abril de 2018 às 16:58
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Servidores municipais participam nesta terça-feira (17), na Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, do Curso de Formação de Agentes Municipalistas, que vai se estender até quarta-feira (18), no auditório da instituição. Técnicos da AMM também participam da capacitação, que é promovida pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, com o apoio da Associação. O curso tem carga horária de 16h/aula e conta com atividades teóricas e práticas, conduzidas pelo representante da Rede Municipalista da CNM e consultor, Maurício Junqueira Zanin.

A coordenadora de Relações Institucionais da AMM, Lieda Rezende Brito, disse que a formação de agentes municipalistas é uma proposta inovadora que vai contribuir para a eficiência da gestão e fortalecer o movimento municipalista. “O agente vai atuar como um grande parceiro do prefeito, que precisa estar bem assessorado para a tomada de decisões e bem informado sobre os temas que repercutem na administração municipal”, assinalou.

Entre os benefícios do agente municipalista para as prefeituras, destacam-se os seguintes: a atualização sobre fatos que impactam o município; a troca de experiência com agentes de todo o Brasil, permitindo busca de soluções conjuntas; contato direto com técnicos da CNM; acesso exclusivo a publicações sobre diversos aspectos da gestão municipal, além de maior representatividade do município no planejamento das ações da Confederação e definição das prioridades do movimento municipalista.

A proposta da Rede de Agentes Municipalistas é a criação de um canal integrado de comunicação entre os técnicos municipais para a troca de informação. O consultor Maurício Zanin disse que o agente vai ajudar o prefeito a não errar, pois contará com qualificação técnica para a formação de uma base de conhecimento. “A rede vai unir pessoas que terão uma qualificação continuada e acesso a todas as capacitações da CNM”, assinalou.

Zanin alertou que os agentes devem ter conhecimento sobre vários temas da pauta municipalista, como saúde, educação, meio ambiente, assistência social, entre outros. Para tanto, os participantes do curso receberam amplo material que vai facilitar a compreensão da pauta e o encaminhamento das reivindicações dos municípios.

Lançada na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a Rede Municipalista foi criada para estreitar o diálogo com a administração municipal. Com um representante municipalista em cada cidade brasileira, a CNM pretende disseminar os principais temas da pauta prioritária e fortalecer ainda mais o movimento.

A AMM também terá participação na Rede Municipalista, com representantes em contato direto com a Confederação, a exemplo dos municípios. A programação do curso inclui debate sobre temas e estudos técnicos, processos legislativo, pauta de reivindicação, conquistas, exercícios práticos, entre outros assuntos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428447/visualizar/