Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 20 de Maio de 2018 às 18:59
Por: Fabiana Mendes/Olhar Direto

    Imprimir


Nos primeiros meses deste ano, quase 150 crianças e adolescentes foram dadas como desaparecidas em Mato Grosso. Somente na capital foram 32 casos, segundo a Polícia Militar. Os dados também apontaram que nos últimos dois anos, 1.288 menores desapareceram no estado, sendo que 338 destes desaparecimentos foram registrados somente na capital.

Com base nestes números, o Conselho Federal de Medicina (CFM) quer chamar a atenção da população para esse problema que é nacional. Com apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT), o CFM realiza, no dia 23 de maio, o Seminário sobre Crianças Desaparecidas.

De acordo com dados compilados pelo CFM, estima-se que, no mundo, o total de casos de desaparecimento de crianças e adolescentes chega a 25 milhões.

"O número de crianças desaparecidas é muito maior do que as pessoas imaginam. No Brasil há uma estimativa de que sumam 50 mil por ano. Por isso é tão importante que os profissionais notifiquem qualquer tipo de alguma situação que possa indicar alguma irregularidade. Defendemos o lugar dos médicos junto à população", ressaltou o diretor do CFM, José Fernando Vinagre.

Para a presidente do CRM-MT, Maria de Fátima de Carvalho Ferreira, é inaceitável o número de crianças que desaparecem a cada dia, pois todas têm direito à proteção. "Precisamos discutir, conhecer e difundir o que deve ser feito diante do desaparecimento de uma criança ou de um adolescente. Atrasos nas medidas a serem tomadas podem prejudicar a recuperação dessas crianças. É nesse sentido que os Conselhos têm se engajado na luta em prol da prevenção do desaparecimento e na luta por uma maior eficiência na busca, alertando médicos, principalmente pediatras, em medidas que podem contribuir para localização destas crianças".

O evento começará às 9h no Auditório do CRM localizado na Rua E, S/Nº Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Na ocasião, os participantes serão convidados a debaterem por políticas públicas no setor e a aderirem ao abaixo-assinado em defesa da efetivação do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.

O evento, que é aberto a comunidade, profissionais da saúde e entidades representativas, destacará também o trabalho de notificação e busca dos desaparecidos, além da necessidade de uma política integral e coordenada. A participação do Seminário é gratuita e para garantir a vaga o interessado deve encaminhar e-mail com nome, telefone e representatividade para acoessociais@portalmedico.org.br.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428663/visualizar/