Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 21 de Setembro de 2018 às 07:54
Por: Vitória Lopes/Olhar Direto

    Imprimir


Os dois primeiros dias da ‘Operação Sorriso II’, que combate o furto de energia elétrica em Sorriso e Lucas do Rio Verde (398 km e 335 km de Cuiabá, respectivamente), chamaram atenção das equipes da Energisa Mato Grosso e das equipes da Polícia Militar, Civil e Perícia Técnica. Somente na terça-feira (18) e quarta-feira (19), 226 irregularidades foram identificadas nos dois municípios e duas pessoas foram detidas.

Mesmo depois de uma ação ostensiva recente, o número de irregularidades encontradas continua preocupante. Na última operação, realizada em agosto, foram encontradas 350 situações irregulares nos três dias de operação.

“A quantidade de processos irregulares encontrados continua alta, o que nos preocupa muito. E não há um perfil específico de quem faz a fraude. Estamos encontrando em todas as classes sociais e em empresas grandes e pequenas. Vamos manter a operação de forma continuada nessa região, não só para combater o furto de energia, mas para lembrar a todos que a ligação irregular é perigosa e coloca em risco a segurança da população”, pontua o gerente de combate à perdas da Energisa, Sidney Tavares.

O gerente reforça que o processo irregular de ligação de energia, como a adulteração dos medidores e das instalações elétricas, traz insegurança para os moradores do imóvel e para os vizinhos, uma vez que os equipamentos – que são vistoriados em fábrica para seguir padrões de segurança -, ficam comprometidos. Além disso, impacta no registro do consumo e prejudica a qualidade do fornecimento, ocasionando oscilações e até mesmo interrupções com maior frequência.

O delegado da Polícia Judiciária Civil de Sorriso, Nilson Farias, explica que as ações são de extrema importância para o município e para arrecadação do Estado, porque se a pessoa utiliza energia, ela deve pagar pelo seu uso. “O furto de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com previsão de pena de uma a quatro anos de reclusão, além de pagamento de multa”, diz o delegado.

Esta quarta-feira (20) é o último dia da operação, realizada por meio de uma parceria entre a Energisa, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Mais da 130 profissionais participação da ação e fizeram inspeções em residências, comércios, grandes empresas e fazendas. Dezenove medidores foram periciados pela Politec e serão usados como prova em um inquérito aberto pela Polícia Civil.

Sidney avalia as parcerias como um ponto alto da operação. “A ação conjunta com as equipes da Secretaria de Segurança Pública tem sido fundamental para o combate ao furto de energia. Também precisamos destacar a parceria da população, que tem ligado e denunciado”, pontua e completa: "Não deixe de denunciar. Temos canais abertos para isso, como o 0800 646 4196 e o aplicativo Energisa On. Você não precisará se identificar".





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428855/visualizar/