Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Entretenimento
Quarta - 24 de Outubro de 2018 às 13:28
Por: Isabela Mercuri/Olhar Direto

    Imprimir


Banda 'Lopes' é uma das bandas da coletânea
Banda 'Lopes' é uma das bandas da coletânea

A versão digital da coletânea ‘Viva a Cena!’, projeto que reúne 19 músicas de artistas locais, foi lançada em todas as plataformas de streaming neste mês, em que se comemora o dia do compositor brasileiro (no dia sete). O álbum é uma produção do Malcom Pub, e está disponível no Spotify, Deezer, Apple Music e Google Play.

Para o lançamento, as bandas também se apresentaram, nesta quarta-feira (24), durante o intervalo matutino do colégio Maxi, e se apresentarão na quinta-feira (25) no intervalo do Colégio Master.

“Esse é o terceiro passo do projeto ‘Viva a Cena!’, que sai de dentro dos containers do Pub para se propagar por toda a cidade. Isto, por meio do streaming e pelas apresentações nas escolas. O fato é que o rock’n’roll, em especial o autoral local, ainda busca seu espaço nas mídias tradicionais. É um gênero que precisa ser apresentado ao público, principalmente para as novas gerações, o que requer esforço das bandas e produtores. Precisamos mostrar que existe música de qualidade e artistas consolidados por aqui”, ressalta o músico e produtor artístico do Malcom Daniel Scaravelli.

O álbum ‘Viva a Cena!’ é fruto de quatro anos de trajetória do Malcom e de oito edições do projeto. A coletânea reúne diferentes universos musicais, e tem como ponto de partida o rock’n’roll, seguido por diferentes vertentes que se comunicam com o gênero, como o reggae e o rap. Além das plataformas de streaming, foram produzidas três mil cópias do CD físico, que são distribuídas gratuitamente ao público.

Scaravelli, que é diretor geral e idealizador do projeto, explica que para além do objetivo de incentivar de forma sustentável a produção autoral no Estado, a ideia é fazer o trabalho circular, e, com isso, fomentar o cenário cultural ao estabelecer uma conexão real com o público. Além é claro, de incentivar novos músicos e bandas a produzirem seus trabalhos.

Wel Ribeiro, diretor musical da coletânea, reforça a necessidade de ter o álbum online. “Colocar a coletânea em plataformas digitais era algo que estava em nossos planos desde a primeira conversa sobre o projeto, pois – assim – a obra irá durar para sempre. Sem contar que somos o segundo país que mais consome música em streaming no mundo. Logo, o artista que não está nessas plataformas basicamente não existe. O contratante está lá. O público também. Ele pode até conhecer sua música de um show e assistir seu videoclipe, mas quando quiser ouvir de novo e não te encontrar no streaming, você perderá a chance de ganhar um seguidor – que é quem levará seu trabalho adiante", pondera o músico, que participa do projeto com a faixa “Menino Vadio” ao lado da banda Ponto Seis.

Dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) apontam que os serviços de streaming de música se consolidaram como a principal fonte de renda do setor, com 176 milhões de usuários pagos e ultrapassando as vendas físicas em 2017.

A coletânea "Viva a Cena!" tem como apoiadores o Malcom Pub, a Container Produções e o estúdio Wel Ribeiro. A gravação foi custeada pelos próprios artistas, que trocaram apresentações na casa pelo valor simbólico do estúdio, e teve a quantia arrecadada no lançamento da obra, no dia 25 de agosto, revertida para a prensagem dos CDs.

Também participam da coletânea “Viva a Cena!” as bandas Última Forma, Sr. Infame, Mutare, Strauss, T.C.A., Imitáveis, Salomanos, La Barca, Kayamaré e Basefort 65, bem como os artistas Henrique Miranda, Karola Nunes, Wellington Berê, Felipe Faraó feat. rapper Linha Dura, Henrique Maluf, João Reis e André Coruja.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/428981/visualizar/