Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 24 de Agosto de 2012 às 14:06
Por: Laura Nabuco

    Imprimir


     O tempo dos candidatos no horário eleitoral gratuito, divulgado no rádio e na televisão, deve ser recalculado mais uma vez. Nesta quinta (23) o Tribunal Superior Eleitoral aprovou uma nova tabela reconsiderando as migrações de parlamentares da Câmara Federal entre partidos, além da recontagem de votos de candidatos até então impugnados no pleito de 2010 em alguns Estados.

 

     O DEM e o PR haviam questionado o segundo cálculo para divisão do tempo de propaganda. Alegavam que menos deputados deixaram suas fileiras para ingressar no PSD. Enquanto o DEM diz possuir 19 ao invés de 17 parlamentares, o PR afirma ter mais um do que foi detectado. Além deles, o PDT e o PSB também passaram a ter um deputado a mais, neste terceiro levantamento.

     A decisão deve beneficiar especialmente o candidato a prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB). Além de ser filiado ao PSB, ele tem na sua chapa o apoio do PR, que lançou o vice João Malheiros, e o PDT do senador Pedro Taques, seu principal cabo eleitoral. Guilherme Maluf (PSDB) também pode sair na vantagem por ter o DEM no seu grupo. Isso porque, mesmo com o PSDB perdendo 1 parlamentar, o DEM ganha 2.

     Já o petista Lúdio Cabral e o social-democrata Carlos Brito devem sair perdendo. Brito porque a recontagem deve diminuir o número de parlamentares do PSD para acrescentar ao DEM, PR, PSB e PDT. Lúdio porque, de acordo com a nova tabela, o PT perde 2 deputados. PV e PT do B também perdem 1 parlamentar.

     Atualmente, Lúdio é o candidato com mais tempo de TV: 8 minutos e 20 segundos. Maluf está em segundo, com 6 minutos e 49 segundos. Mauro é o terceiro, tem 6 minutos e 14 segundos. Brito vem em seguida: 5 minutos e 7 segundos. Procurador Mauro (PSOL) dispõe de 1 minuto e 47 segundos e Adolfo Grassi (PPL), em chapa pura, tem 1 minuto e 40 segundos.

     Várzea Grande

 

     Na segunda maior cidade do Estado, Walace Guimarães (PMDB), que já tem o maior tempo, 12 minutos e 22 segundos, pode ganhar mais. Ele tem na sua chapa o PR, que indicou o candidato a vice-prefeito Wilton Coelho, o Wiltinho. Lucimar Campos, que hoje conta com 6 minutos e 56 segundos, por sua vez, deve ser mais beneficiada, já que é filiada ao DEM.

 

     O prejuízo deve ficar para o prefeito Tião da Zaeli (PSD), que hoje tem o terceiro maior tempo: 6 minutos e 34 segundos. Apesar disso, ele pode contar com o benefício de 1 parlamentar a mais para o PSB, que tem a candidata a vice na chapa social-democrata, Eunice dos Santos, a professora Nicinha.

     Milton Oliveira (PSOL) e Edson Ribeiro (PPL) devem continuar com 2 minutos e 7 segundos e 2 minutos, respectivamente. Assim como os candidatos a prefeito de Cuiabá, Procurador Mauro e Adolfo Grassi, os tempos deles não devem mudar.

    O novo cálculo dos tempos de televisão e rádio para cada um deles deve ser feito pelo TRE. O horário eleitoral gratuito está no ar desde a última terça (21).





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/42899/visualizar/