Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 26 de Outubro de 2018 às 07:55
Por: Karine Miranda/GD

    Imprimir


Além de escolher o novo presidente do país no próximo domingo (28), os moradores do município de Planalto da Serra (261 km de Cuiabá) terão mais uma obrigação eleitoral: escolher o novo prefeito. A eleição suplementar é necessária em razão da cassação do mandato da prefeita Angelina Pereira (PSDB) e do vice Marcos Antônio Sampaio Rodrigues (PHS).

Ambos foram reeleitos em 2016 com 43,73% dos votos, que totalizam 558 eleitores, mas tiveram os registros cassados ainda no mesmo ano, pelo Juízo da 34ª Zona Eleitoral, pelos crimes de abuso de poder econômico e compra de votos durante a campanha eleitoral de 2016. Isto porque eles entregaram próteses dentárias (dentaduras) aos eleitores, em troca de votos.

Leia mais - Justiça cassa prefeita por distribuir dentaduras

Conforme a acusação, enquanto ocupavam o cargo de prefeito e vice, Angelina Pereira e Marcos Rodrigues dispensaram licitação para contratar o odontólogo João Dantas Teixeira, responsável por confeccionar mais de 200 moldes de próteses dentárias. A ação é proibida pela legislação em período eleitoral.

Com a decisão de cassação em primeira instância, Angelina e Marcos recorreram ao Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que manteve a decisão. Em razão disso, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rosimar Alves Pereira (MDB), comanda prefeitura de forma interina até a nova eleição, que foi autorizada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Luiz Fux.

Ao todo, o município conta com 2.495 eleitores, dos quais 99,98% já fizeram o cadastro biométrico, segundo o TRE. Eles deverão escolher entre o ex-prefeito Dênio Peixoto Ribeiro (PSD) e o vereador Natal Alves de Assis Sobrinho (PSDB).

Dênio Peixoto Ribeiro tenta ser prefeito pela terceira vez. Ele já ocupou o cargo por dois mandados, de 2005 a 2012. Já Natal Alves de Assis Sobrinho disputa a prefeitura pela primeira vez.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429004/visualizar/