Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 31 de Outubro de 2018 às 07:29
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


O plantio da safra 2018/19 de soja continuou avançando rapidamente na semana passada, puxado pelo forte ritmo dos trabalhos no Centro-Oeste. Levantamento da AgRural mostra que até quinta-feira (25) o Brasil já havia plantado 46% da área que deve ser cultivada nesta temporada. O número, que é recorde para esta época do ano, representa avanço de 12 pontos percentuais em uma semana e é bem superior aos 30% do mesmo período do ano passado e aos 28% da média de cinco anos.

Com 77% de sua área já plantada, contra 43% no ano passado e 40% na média de cinco anos, Mato Grosso segue na liderança. No médio norte e no oeste, algumas áreas que estavam precisando de umidade receberam chuvas muito bem-vindas nos últimos dias.

O plantio também avançou bem nos vizinhos Goiás e Mato Grosso do Sul, que chegaram juntos à marca de 62% (ante médias de cinco anos de 20% e 40%, respectivamente). Em Goiás, chuvas intercaladas por períodos de sol têm favorecido a semeadura e o desenvolvimento inicial das lavouras. Em Mato Grosso do Sul, os produtores aproveitaram o tempo mais firme no início da semana para acelerar o plantio – que foi feito noite adentro em algumas regiões, para cobrir a maior área possível antes da volta das chuvas prevista pelos mapas meteorológicos.

No Sul do Brasil, o Paraná aproveitou o tempo aberto no fim de semana e na segunda-feira (22) para plantar, mas depois voltou a perder ritmo por conta do retorno das chuvas. Apesar do avanço semanal de 12 pontos, que levou o plantio a 60%, ainda há atraso em relação ao ano passado, quando 67% da área já estava semeada. A média de cinco anos é de 56%.

No resto do país, o plantio chegou a 17% em Santa Catarina, 9% no Rio Grande do Sul, 65% em São Paulo, 23% em Minas Gerais, 13% no Maranhão, 5% na Bahia e no Pará.

Nesta semana a AgRural concluiu mais uma revisão mensal de sua estimativa de área plantada com soja na safra 2018/19. Embora as áreas de alguns estados tenham passado por ajustes, a área brasileira pouco mudou, passando dos 35,80 milhões de hectares da estimativa referente a outubro (divulgada em 21/set) para 35,80 milhões de hectares





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429064/visualizar/