Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Novembro de 2018 às 11:41
Por: Da Assessoria

    Imprimir


A feira de Agricultura Familiar, Gastronomia e Artes do município de Nossa Senhora (42 km da capital, Cuiabá), está de volta. A edição de novembro acontece sábado (30), a partir das 16 horas, em plena Praça Portal do Pantanal, entrada da cidade, e contará com duas novas atrações interativas para o público em geral: festival de música e lançamento de livro.

Outros destaques todos já conhecem: variedade de expositores com produtos da agricultura familiar, gastronomia e artes livramentense. Ali também serão ofertados queijos, doces, bolos, tortas, frutas, hortaliças e artesanatos diversos. Comidas típicas da região, como carne seca com arroz, feijão e paçoca de pilão, galinha caipira e costela de porco com arroz, fazem parte do cardápio. Claro, sem falar nos pratos feitos com a matéria prima do lugar: a banana.

Tem várias opções de pratos à base de peixe: mojica de pintado, quibes e croquetes de peixe, pacu seco com arroz, frito e a palito. Tem também escondidinho de carne seca, panquecas, pasteis diversos, cachorro quente e muito mais. Tudo acompanhado de uma boa música e bebidas, e com preços bem acessíveis.

Vale destacar que tanto a feira quanto o festival de música e o lançamento do livro são realizações da Prefeitura local através das secretarias municipais; de Cultura e Turismo, e Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/MT.

Festival de Música

A primeira etapa do tão sonhado show de calouros livramentense acontece sábado, com a primeira fase eliminatória. Outras seletivas acontecem nos dias 1 e 2 de dezembro. No dia 16 de dezembro acontecem as finais com a junção do NATAL ILUMINADO à feira. Calouros infanto-juvenis e adultos interpretam música popular brasileira (MPB), sertanejo e gospel. Eles concorrem a premiações que variam de troféu a R$ 500,00.

Dentre os objetivos deste evento se destaca: promover o intercâmbio cultural; divulgar o município; desenvolver o gosto pela música; proporcionar à população livramentense a oportunidade de assistir a um evento de interpretação musical; e ainda criar oportunidade aos artistas locais para demonstrarem seus talentos.

Lançamento de Livro

Na ocasião da feira haverá lançamento do livro: Contos, mitos e lendas – uma versão pantaneira do folclore brasileiro, do escritor papa-banana Honório Laucídio Galvão.

O historiador, escritor, pesquisador e professor Honório apresenta nesse livro denominado Contos, mitos e lendas, enorme profundidade e variedade, nos quarenta títulos do que há no melhor no folclore do ‘Velho Mato Grosso’.

O livro é uma historiografia da cultura de Mato Grosso, tão carente desse tema nos dias atuais. Bem sabemos que a cidade de Nossa Senhora do Livramento é pródiga em oferecer fatos reais e históricos, mesclados com outros irreais, e que são meros produtos da imaginação do ser humano.

Para tanto, o professor vagou pelos pantanais, atravessou rios e corixos, galgou montanhas e deparou com estes mitos e lendas, que não são apenas personagens fictícios, difíceis de imaginar e de adaptar a vida cotidiana.

Será que seus limites e poderes são reais? Só lendo o livro!





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429085/visualizar/