Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 02 de Novembro de 2018 às 10:35
Por: G1 MT

    Imprimir


Rússia reabre mercado à carne de MT — Foto: Reprodução/TVCA
Rússia reabre mercado à carne de MT — Foto: Reprodução/TVCA

O anúncio de que a Rússia reabrirá o mercado à carne brasileira foi feito pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, na quarta-feira (31). Ele diz que recebeu a notícia durante a missão comercial da qual participa, na China. A medida vale para carnes bovinas e suínas.

A Rússia deixou de importar carnes bovina e suína do Brasil em dezembro de 2017 e, segundo documento emitido pelo Mapa à época, o embargo ocorreu "em razão da presença da substância ractopamina em análises de carne brasileira”.

De acordo com dados da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), somente no ano passado, o estado exportou 16,16 mil toneladas de carne para a Rússia. O país forneceu quase 180 mil toneladas.

Segundo o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, desde que o mercado russo foi fechado, as instituições representativas junto com os produtores e o Mapa, se uniram numa força tarefa para reverter a situação e garantir que a carne brasileira fosse aceita novamente.

“O Brasil tem o segundo maior rebanho do mundo, com 249 milhões de cabeças, é o segundo maior produtor de carnes e, certamente, com a reabertura do mercado russo haverá um aumento significativo na demanda, já que a Rússia chegou a ser responsável por aproximadamente 10% das nossas exportações”, disse ele.

Ainda segundo a Acrimat, em termos econômicos, a exportação para a Rússia proporcionou mais de R$ 1,5 bilhão para Mato Grosso, em 2017.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429098/visualizar/