Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 04 de Novembro de 2018 às 09:28
Por: Por Flávia Borges, G1 MT

    Imprimir


A expectativa é que 96,7 mil estudantes cheguem para o primeiro dia do Enem, em Cuiabá — Foto: Lislaine dos Anjos/ G1
A expectativa é que 96,7 mil estudantes cheguem para o primeiro dia do Enem, em Cuiabá — Foto: Lislaine dos Anjos/ G1

Neste domingo (04) e no próximo (11), 96.793 pessoas devem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso.

O número de inscritos no Estado representa 1,8% do total de inscritos em todo o país, que é de 5.513.712.

Do total no Estado, 57.173 (12,3%) são do sexo feminino e, 39.620 (8,5%), masculino, de acordo com levantamento de perfil feito Inep.

Quanto a faixa etária, 26.748 (5,7%) disseram ter entre 21 a 30 anos. Já 16.718, têm 17 anos (3,6%), 15.003 (3,2%) têm 18 e 13.431 (2,9%) entre 31 a 59 anos.

Esta é a primeira edição em que a solicitação de isenção foi anterior à inscrição, e que os participantes que estavam isentos e faltaram tiveram que justificar a ausência para obter novamente a gratuidade.

Neste domingo, os alunos terão 5h30 para realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.

Já no dia 11 de novembro haverá a aplicação das provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. O tempo para a realização da prova será de 5 horas.

No dia 14, serão publicados os gabaritos e os cadernos de questões.

Os candidatos devem procurar com antecedência saber o local de prova. Todas as informações necessárias estão disponíveis no cartão de confirmação, que pode ser acessado na página do participante e no aplicativo do Enem 2018. É interessante fazer o trajeto antes do dia do exame, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação.

Horário

Os portões abrem às 11h e fecham às 12h, pelo horário de Mato Grosso. A prova começa às 12h30. Como é o primeiro dia do horário de verão, o Inep alerta que os participantes se preparem para a mudança.


Cartão de confirmação

O documento informa número de inscrição, local de prova (com endereço e número da sala), datas e horários do exame e opção de língua estrangeira escolhida, além de atendimentos específicos ou especializados e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Quem esqueceu a senha pode recuperá-la na página do Enem, por meio de um passo a passo elaborado pelo Inep.

Documentação

Nesta edição do Enem, vários documentos podem ser utilizados para identificação, mas só valem os originais, oficiais e com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação e identidade funcional. Não será aceito qualquer documento em formato eletrônico.

O que levar

Fique atento aos itens obrigatórios e proibidos no dia das provas. Todos os alunos devem levar, além do documento de identificação, uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, está vetado o uso de canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta. É aconselhável também portar o cartão de confirmação de inscrição.

É proibido levar qualquer material impresso (livros, apostilas), borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados e imagens, vídeos e mensagens, óculos escuros, relógio, chapéus, gorros e bonés.

Durante a prova

Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe-o debaixo da sua cadeira. Não esqueça de conferir seus dados no cartão-resposta ou folha de redação e certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou página em seu caderno de questões.

Centro_Oeste>Mato_Grosso_3__container__" style="box-sizing: inherit; margin: auto; padding: 0px; border: 0pt none; font: inherit; vertical-align: baseline; width: 970px; max-width: 100%; text-align: center; height: 250px;">

É possível se alimentar e hidratar durante as provas, mas é importante o candidato saber que os produtos poderão ser verificados a qualquer momento. O Inep recomenda que, nesse caso, o estudante leve alimentos de fácil manuseio e não exagere no consumo.

Resultado

A divulgação dos gabaritos se dará em 14 de novembro, sendo os resultados publicados em 17 de janeiro de 2019.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/429117/visualizar/