Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 10 de Novembro de 2018 às 10:41
Por: Da Assessoria/AMM

    Imprimir


Secretários municipais de Administração, Fazenda e Finanças se reuniram nesta sexta-feira (09), na Associação Mato-grossense dos Municípios, para discutir a criação de um Fórum Permanente. Durante o encontro eles debateram temas do dia a dia dos setores que atuam com as finanças das prefeituras, como incremento de receitas próprias e atrasos de repasses constitucionais. A reunião também contou com a participação do presidente da AMM, Neurilan Fraga, do secretário de Controle Externo de Receita e Governo do TCE, Joel Bino Nascimento, do prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira e da coordenadora de Relações Institucionais da AMM, Lieda Rezende Brito, e equipe técnica.

Na ocasião, Fraga ressaltou a importância da criação do colegiado para superar as dificuldades da área econômica e de finanças. “Assim como a os secretários de Educação, Saúde e de Assistência Social já fazem, os secretários da área de finanças precisam se articular para expor as dificuldades que enfrentam no dia a dia das prefeituras, além de trocar experiências e definir mobilizações orientadas pelos interesses dos municípios”, explicou.

O municipalista garantiu o apoio técnico e estrutural da entidade ao Fórum. Ele também fez um apelo aos secretários presentes, para que o fórum atue de forma independente e não seja submissa ao estado. “Somos todos municípios”, frisou.

Joel Bino elogiou a iniciativa dos secretários e da AMM. O secretário do TCE disse que faz questão de que o órgão de controle acompanhe as reuniões do fórum para conhecer melhor a realidade das prefeituras. “O Tribunal não pode atuar simplesmente apontando erros lá de cima, sem conhecer a realidade. Nosso interesse, enquanto auditores do TCE, é gerar transformação dos municípios. Precisamos ouvir o que os municípios têm a dizer”, afirmou.

O prefeito Fábio Junqueira aproveitou a oportunidade para pontuar algumas questões tributárias que encontrou nos seus seis anos de mandato. “Muitas coisas que precisam ser corrigidas não dependem apenas da ação local, algumas dependem do estado e da União”, apontou.

A criação do Fórum é resultado de uma mobilização dos secretários de diversos municípios, entre eles, Brasnorte, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Campo Novo do Parecis. A composição do colegiado será definida em uma eleição, no dia 06 de dezembro.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429195/visualizar/