Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 10 de Novembro de 2018 às 10:53
Por: Vinícius Lemos/RD News

    Imprimir


Advogado Flávio Barra, responsável pela defesa de Neri Geller, tenta reverter a prisão temporária do deputado eleito
Advogado Flávio Barra, responsável pela defesa de Neri Geller, tenta reverter a prisão temporária do deputado eleito

defesa do deputado federal eleito e ex-ministro da Agricultura, Neri Geller (PP), protocolará no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ainda na manhã deste sábado (10), pedido de liberdade, por meio de habeas corpus, ao progressista. A defesa de Neri irá argumentar que a prisão foi arbitrária.

Neri foi preso na manhã de ontem (9) durante a Operação Capitu, deflagrada pela Polícia Federal, que apura fraudes no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Conforme as apurações da PF, Neri e o ex-secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, o advogado Rodrigo Figueiredo, receberam R$ 450 mil em propina da JBS.

O advogado Flávio Caldeira Barra, responsável pela defesa de Neri, disse ao que irá protocolar o pedido de HC no STJ na expectativa de que o ex-ministro consiga a liberdade nas próximas 24 horas. Afirma que a prisão dele foi arbitrária em razão da falta de provas que possam relacionar o deputado federal eleito a recebimento de propina da JBS. “Acreditamos que vamos ter sucesso nesse HC, porque o Neri sempre conduziu sua vida com honestidade”.

Caso o STJ negue o pedido de liberdade, a defesa planeja recorrer ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília. “Se houver a negativa, imediatamente recorreremos a essa outra estratégia”.

No fim da manhã de sexta, a defesa solicitou acesso aos autos da ação contra Neri à Justiça Federal. Porém, a medida ainda não foi autorizada. A expectativa é de que o documento seja liberado aos advogados nas próximas horas.

A princípio, a defesa do parlamentar eleito aguardava a autorização aos autos para que pudesse protocolar o pedido de liberdade. Porém, em razão de não ter conseguido tal autorização até o início desta manhã, os advogados mudaram a estratégia. O temor da defesa do progressista é que a prisão temporária dele, de até cinco dias, seja convertida para preventiva, quando o prazo para liberação é maior, podendo ser prorrogado.

Gilberto Leite/Rdnews

neri geller

Ex-ministro Neri Geller (PP) foi preso momentos antes de palestrar na 3ª temporada do Projeto Mais Milho, no sindicato Rural de Rondonópolis

“Surpreso”

Neri está detido na Penitenciária Regional Major Eldo Sá Corrêa, popular “Mata Grande”, em Rondonópolis, onde foi preso. Ele foi encaminhado ao local depois de prestar depoimento á Polícia Federal, na tarde de ontem.

Segundo Barra, o parlamentar eleito não esperava que fosse alvo de uma operação. “Ele está surpreso com tudo isso, pois sempre pautou sua conduta pela honestidade. Enquanto liderou o setor agrícola e pecuário como um todo, sem qualquer irregularidade”.

Neri foi preso por volta das 5h30, em um hotel de Rondonópolis. No local, ele se preparava para ser um dos palestrantes da terceira temporada do Projeto Mais Milho no Sindicato Rural da cidade.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429200/visualizar/