Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 23 de Novembro de 2018 às 07:45
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Segundo pesquisa da CDL e UFMT, 27,5% dos cuiabanos pretendem ir hoje às compras durante a black friday
Segundo pesquisa da CDL e UFMT, 27,5% dos cuiabanos pretendem ir hoje às compras durante a black friday

A Black Friday ocorre hoje em todo o País e segundo uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) em parceria com o Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais da Universidade Federal de Mato Grosso (NuPES/FE/UFMT), 27,5% dos cuiabanos pretendem ir às compras, enquanto 21,9% ainda estão indecisos. No total, foram entrevistadas 338 pessoas acima de 14 anos, sendo 55% homens e 45% mulheres. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 13 de novembro de 2018.

De acordo com a pesquisa ainda, entre os que pretendem comprar, 67% esperam adquirir 1 ou 2 produtos, com um gasto médio de 474,84 reais cada um deles. As principais formas de pagamento, segundo os entrevistados, serão dinheiro (46%) e cartão de crédito (44%), além disso, os principais lugares apontados para realização dos gastos foram shopping centers (44%), lojas instaladas no centro da cidade (38%) e compras virtuais (28%).

Já em relação aos produtos mais procurados, os consumidores cuiabanos possuem maior interesse em roupas (36%), eletrodomésticos (26%), eletrônicos (24%), celulares (22%) e móveis e artigos para casa (14%).

Para o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, essa é uma grande oportunidade de compra, principalmente pelos descontos e preços baixos oferecidos em diversos produtos. "Enquanto lojistas querem vender mais, os consumidores estão procurando pelos menores preços. Porém, quem quer aproveitar a oportunidade precisa ter cuidado com alguns detalhes para não cair em ciladas, uma das dicas para quem vai às compras é ficar atento aos preços fora do normal. Mesmo sendo uma data em que os produtos têm preços mais baixos que em outras situações, sempre tem um limite. Ofertas com valores muito abaixo da média devem ser vistas com mais cuidado".

SHOPPING POPULAR - Nesse ano o Shopping Popular participará da Black Friday, levando oportunidades de descontos em diversos produtos, para os clientes aproveitarem essa época do ano. De cosméticos a eletroeletrônicos estarão com preços diferenciados.

As lojas participantes, estarão com uma comunicação especial nos dias que ocorreram as ofertas, desde balões até faixas decorativas para atrair a clientela entre os dias 23 e 24.

Os descontos irão variar entre as lojas participantes, aumentando ainda mais as oportunidades.

A Associação está esperando um grande aumento nas vendas nos dias de Black Friday. "Não é a primeira vez que os associados do Shopping Popular estarão fazendo esse evento, e tenho certeza que não será diferente dos outros anos anteriores, isso fará com que tenha uma grande impulsionada nas vendas, pois terá grandes promoções e descontos criados especialmente nos nossos clientes", frisou o Presidente do Shopping Popular, Misael Galvão.

FRAUDES - As promoções da Black Friday, ainda geram muita desconfiança entre os brasileiros. De acordo com pesquisa da SPC Brasil, 63,8% tem medo de ser vítima de fraudes com roubo de dados bancários ou clonagem de cartões durante o período de promoção.

Além disso, praticamente todos os entrevistados na pesquisa da SPC (87,2%) afirmaram que fazem buscas para saber a reputação da loja online antes de fazer suas compras.

Segundo pesquisa do site Reclame Aqui, 49% dos brasileiros consideram as liquidações do período totalmente confiáveis.

Para o presidente do Reclame Aqui, Mauricio Vargas, a aceitação do consumidor melhorou desde que a Black Friday chegou no Brasil. "O brasileiro está pesquisando mais antes de comprar do que há alguns anos e, ao mesmo tempo, as maiores empresas estão consertando seus erros do passado. Acredito que será uma Black Friday melhor em comparação a outros anos", diz.

Além das promoções maquiadas (quando a loja aumenta o preço antes do Black Friday para depois reduzi-los), os consumidores também devem ficar atentos a golpes na internet.

Mensagens distribuídas por WhatsApp, que oferecem desconto em passagens aéreas, de acordo com o site Reclame Aqui, tem sido usadas para capturar o email e, em seguida, dados bancários de consumidores.

A empresa de cibersegurança Kaspersky Lab descobriu um golpe que estava sendo disseminado pelo Facebook e também envolvia o período de promoções.

Os posts de uma suposta empresa oferecia um cartão de crédito Black com baixa anuidade. Além do roubo de dados, os golpistas levavam R$ 34,90, valor que as vítimas pagavam via boleto para terem acesso ao cartão.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429347/visualizar/