Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 23 de Novembro de 2018 às 15:05
Por: G1 MT

    Imprimir


Documentário 'Mestre Ignácio - Rasqueado do Baú — Foto: Prefeitura de Cuiabá/Assessoria
Documentário 'Mestre Ignácio - Rasqueado do Baú — Foto: Prefeitura de Cuiabá/Assessoria

Um documentário sobre o músico Ignácio Constantino de Siqueira, conhecido como Mestre Ignácio, pode ser conferido às 20h desta sexta-feira (23) no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), na capital mato-grossense.

Autor de centenas de rasqueados, Mestre Ignácio marcou a história cuiabana ao consagrar o estilo como uma das principais representações de nossa cultura.

O documentário 'Mestre Ignácio - Rasqueado do Baú' leva um compilado de registros do início do século 20, resgatando memórias importantes deste período.

Tendo como pano de fundo as tradicionais festas de santo, o projeto também será exibido também em diferentes paróquias da capital.

De acordo com a pesquisadora e diretora da produção, Meire Pinheiro, até o início do século passado o rasqueado estava restrito às comunidades ribeirinhas, sendo incorporado a estas festividades a partir do trabalho do mestre.

Cuiabano, nascido em 1892, Mestre Ignácio tornou-se músico multi-instrumentista começando seu aprendizado por uma sanfona pequena. Passou ainda pelo clarinete, cavaquinho, trombone, trompete e baixo.

No início da década de 20 criou a primeira banda civil de Cuiabá, a Lira Operária de Santa Cecília, e tocou nos mais importantes eventos da capital, como comícios, festas religiosas, bailes e também na posse do governador Fernando Corrêa da Costa, em 1951.

Produzido em quatro meses, o documentário reúne imagens de museu e de acervo pessoal para delinear o cenário da Cuiabá antiga. A tarefa contou com auxílio da tecnologia e resulta em cenas que remontam, por exemplo, o cenário da Rua 13 de Junho, ainda no século 19

Mestre Ignácio compôs ainda valsas, maxixes, chorinhos, marchas e rasqueados, sendo este último seu predileto. A sua banda, além dos ritmos já mencionados, executava também, jazz, blues, boleros, foxtrot. Algumas de suas obras são: "Recordando Sempre", "Festa no Bandeira", "Tanque do Baú" e "Pega Pra Capa".

A exibição faz parte da programação do mês da Consciência Negra, promovida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429355/visualizar/