Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 26 de Novembro de 2018 às 14:38
Por: Por Ianara Garcia, TV Centro América

    Imprimir


Cresce número de mulheres atuando no campo — Foto: TVCA/ Reprodução
Cresce número de mulheres atuando no campo — Foto: TVCA/ Reprodução

O número de mulheres trabalhando com máquinas agrícolas aumentou em Mato Grosso., de acordo com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri). No entanto, ainda representa menos de 10% na função.

Treze mulheres foram selecionadas para fazer um curso para operar máquinas agrícolas em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, para aumentar a capacitação e oferecer oportunidades.

Cresce o interesse das mulheres em trabalhar com máquinas agrícolas

Cresce o interesse das mulheres em trabalhar com máquinas agrícolas

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município é o quarto maior produtor de Mato Grosso.

Uma das integrantes do grupo Irene Guimarães contou que os cursos oferecidos para fazer treinamentos em máquinas agrícolas, são disponibilizados apenas para os homens.

“É a minha chance, ainda mais quando eu soube que era apenas para as mulheres, porque geralmente tem apenas para os homens”, disse.

Treze mulheres receberam capacitação para operar máquinas — Foto: TVCA/ ReproduçãoTreze mulheres receberam capacitação para operar máquinas — Foto: TVCA/ Reprodução

Treze mulheres receberam capacitação para operar máquinas — Foto: TVCA/ Reprodução

A capacitação durou cinco dias com aulas teóricas e práticas oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), segundo o instrutor Hélio Lima Queiroz.

“Elas tem que ter o conhecimento do funcionamento do trator, e dos recursos que esses tratores fornecem, para elas poderem utilizar durante o trabalho”, contou.

Uma empresa decidiu promover o curso em que o objetivo é ter metade dos funcionários mulheres, em todos os setores da empresa, em até dois anos, segundo o coordenador de Recursos Humanos Vanderlino Vieira.

Após o curso técnico, quatro mulheres foram contratadas pela empresa.

“Hoje nós temos mulheres na pecuária, nas lavouras e no administrativo e a nossa tendência é aumentar a diversidade do grupo”, afirmou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429387/visualizar/