Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Novembro de 2018 às 08:22
Por: Diego Frederici/Folha Max

    Imprimir


O desembargador da Segunda Câmara Cível, Sebastião de Moraes Filho, negou um recurso da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) e manteve a proibição de realização de shows no espaço mantido pelo grupo na cidade de Sinop (501 km de Cuiabá). De acordo com um processo movido pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), a entidade não teria realizado o pagamento de direitos autorais de vários eventos, entre eles, os de artistas que se apresentaram na Exponop 2017, na Sunset in Sinop e até das cantoras Simone e Simaria.

A decisão é do último dia 23 de novembro. A proibição, porém, vale somente se a Acrinorte continuar se recusando ao pagamento de direitos autorais dos artistas.

Em sua decisão, o desembargador explicou que o Ecad apresentou diversos documentos nos autos que comprovariam as supostas irregularidades e que a Associação vem realizando o calote de "forma reiterada". “No caso, as reiteradas notificações realizadas pela agravada, aliado aos diversos documentos trazidos aos autos - relatórios de visita, solicitação de comparecimento e requerimentos para execução pública musical - dentre outros, demonstram a reincidência da agravada na execução desautorizada das obras. A parte agravada vem sendo notificada desde outubro de 2016 para regularização de sua atividade comercial”, diz trecho da determinação.

Em sua defesa, a Acrinorte alegou que que não possui débitos com o Ecad, além de não ser a responsável por “nenhuma afronta” aos direitos autorais dos artistas. “Em síntese, alega a inexistência de ilícito praticado pela agravante, em razão de que foi realizado o pagamento e não foi impugnado; que não realizou qualquer afronta aos direitos autorais bem como não possui qualquer débito em favor da agravada pela realização da Exponop 2017”, se defendeu.

O desembargador Sebastião de Moraes Filho, entretanto, explicou que deve ser mantido o entendimento sobre a “aparente legalidade” da suspensão dos shows no espaço da Acrinorte. “Dessa forma, a presente situação não possui característica que implique em eventual divergência dos precedentes supracitados e deve ser mantido o entendimento sedimentado sobre a aparente legalidade da suspensão de qualquer execução de obras musicais, lítero-musical e fonogramas pela agravante”.

O espaço da Acrinorte era utilizado para realização da antiga Exponop - uma das maiores feiras agropecuárias de Mato Grosso. Em 2018, foi realizado com o nome de Norte Agroshow.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429415/visualizar/