Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Dezembro de 2018 às 14:05
Por: Da Assessoria/Renata Neves - Assessoria AGGEMT

    Imprimir


Uma plataforma criada com a mais moderna tecnologia para registrar e sistematizar os cargos comissionados do Governo do Estado. Este é o Sistema de Gerenciamento de Estruturas Organizacionais e Cargos (SigOrg), desenvolvido pelo gestor governamental Edmar Augusto Vieira, que deverá entrar em funcionamento em fevereiro.

Com o SigOrg, o nível estratégico do governo e também todos os cidadãos mato-grossenses poderão ter acesso a informações referentes aos cargos comissionados existentes no Governo do Estado.

A sistematização das informações permite a visualização da estrutura organizacional do estado, auxiliando no processo de avaliação e organização da gestão. Através do sistema é possível saber quanto custam os cargos comissionados, onde eles estão, como eles estão distribuídos, quantos cargos cada unidade possui, quanto custa cada unidade, a quantidade de cargos em cada escalão do governo, entre outras informações.

Também é possível contabilizar os gastos gerados com os cargos comissionados por secretaria ou órgão do governo e também por unidades administrativas menores, como coordenadorias ou superintendências, por exemplo.

O SigOrg utiliza a tecnologia Java e conta com inovações tecnológicas importantes, que facilitam o processo de inserção de dados e de consulta das informações registradas, a partir da utilização de um ou vários filtros ao mesmo tempo (órgão, vínculo do titular, tipo de cargo, tipo de unidade, simbologia do cargo, valor do subsídio, etc).

“O sistema constrói organogramas dinâmicos e apresenta em tempo real quanto custa a estrutura de cargos comissionados do estado, a partir do próprio banco de dados. Além disso, já está preparado para a política de transparência, facilitando o acesso do cidadão, sem a necessidade de investimentos tecnológicos adicionais”, explica Edmar Vieira, que atua na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

O gestor governamental explica que a ideia de desenvolver o SigOrg ocorreu durante um treinamento para construir um plano de trabalho com estrutura de dados hierárquicos, que em princípio seria utilizada em outra tecnologia desenvolvida por ele. “Aproveitei a ideia para desenvolver outro sistema completo, que também usa esse tipo de estrutura de dados”, diz.

O SigOrg foi apresentado pela primeira vez à equipe da Secretaria de Estado de Gestão (Seges) em julho de 2018. “Na ocasião, eles disseram que há muito tempo buscavam esse tipo de solução e relataram tentativas frustradas de obter uma solução tecnológica junto ao Governo Federal”, conta Edmar.

A tecnologia já foi validada pela Seges e se encontra atualmente em fase de testes e inserção de dados. Para o secretário de Estado de Gestão, Ruy Castrillon da Fonseca, a implantação da mesma representará um grande avanço, gerando eficiência e economia ao estado.

“Com isso, será possível saber de forma rápida e matemática quanto custa cada pedaço de uma secretaria. Hoje sabemos quanto custa uma secretaria como um todo, mas com o SigOrg poderemos, por exemplo, saber quanto custaria e que tipo de mudanças seriam necessárias para reduzir uma taxa de congestionamento de processos em determinada unidade”, afirma.

A partir das informações registradas no banco de dados do sistema, é possível, ainda, criar um histórico da estrutura e da ocupação de cargos da instituição e visualizá-lo de forma rápida e fácil.

“Hoje se eu precisar saber como era a estrutura organizacional do estado há 10 anos eu tenho que buscar por Diário Oficial, tabelas em Excel e também ouvir pessoas envolvidas. A partir desta ferramenta, nós teremos condições de acessar essa estrutura com um clique”, ressalta o secretário.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429482/visualizar/