Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 20 de Dezembro de 2018 às 16:12
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Uma comitiva de Mato Grosso participou da 19ª Nelore Fest, que comemora 150 anos da raça no país. Estima-se que o Brasil possui um rebanho com mais de 200 milhões de bovinos de corte e leite criados a pasto, dos quais 80% do gado de corte é Nelore ou anelorado, o que equivale a mais de 160 milhões de cabeças.

Participaram do evento na noite de segunda-feira (17), em São Paulo, o presidente da Associação dos Criadores Nelore de Mato Grosso (ACNMT), Breno Molina, e sua esposa Andréia, o técnico de campo, Leonardo Fernandes Mendonça, e o diretor técnico na Acrimat, Francisco Manzi.

Durante a festa, o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Nabih Amin, falou sobre a origem do Nelore, uma raça indiana que chegou no Brasil em 1978 e, atualmente, é a raça de maior população, importância e mais procurada para a pecuária de corte no país.

“Essa raça teve uma boa adaptação no Brasil, justamente pelo clima, pastagem e topografia”. A proposta é reforçar o Brasil como 2º consumidor de carne bovina do mundo, que é um alimento importante para a parte cognitiva do ser humano, fonte de vitaminas, proteínas e energia.

Com mais de 30 milhões de animais, Mato Grosso tem destaque no cenário nacional por possuir o maior rebanho bovino, sendo 80% da raça Nelore, porém, a exportação está limitada a apenas 20% desse total. “Nesse sentido, o trabalho da associação é vital para promover a expansão e o fortalecimento da cadeia produtiva da carne que foi muito afetada pela crise”, afirma Breno Molina.

Nelore é o nome de um distrito da antiga Província de Madras, Estado de Andra, situada na costa oriental da Índia, onde foram embarcados os primeiros animais para o Brasil. O Nelore brasileiro, além de ser considerado hoje como um patrimônio legitimamente nacional, produz carne saudável e natural, exportada para mais de 146 países e cada vez mais demandada por consumidores do mundo todo.

Destaque agro

Segundo o Ministério da Agricultura, a bovinocultura é um dos principais destaques do agronegócio brasileiro no cenário mundial. O Brasil é dono do segundo maior rebanho efetivo do mundo, além disso, desde 2004, assumiu a liderança nas exportações, com um quinto da carne comercializada internacionalmente e vendas em mais de 180 países. Até 2020, a expectativa é que a produção nacional de carnes suprirá 44,5% do mercado mundial.

Sobre ACNMT

A Nelore de Mato Grosso é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 20 de março de 1994, que congrega criadores de todo o estado e que tem por finalidade fortalecer e defender a raça Nelore, promovendo o melhoramento genético animal e a valorização de sua carne. O sucesso do entidade é reflexo da versatilidade, capacidade de adaptação e potencial produtivo da raça e de seus criadores.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429677/visualizar/