Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 11 de Janeiro de 2019 às 15:46
Por: G1 MT

    Imprimir


Índios tem extração de castanha como fonte de subsistência — Foto: Projeto Pacto das Águas
Índios tem extração de castanha como fonte de subsistência — Foto: Projeto Pacto das Águas

Castanha extraída e comercializada por povos indígenas da etnia Rikbaktsa, residentes em munícipios da região noroeste de Mato Grosso recebeu certificação nacional. O Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) foi concedido pelo governo federal aos índios das comunidades Japuíra, no município de Juara, e Escondido, no município de Cotriguaçu, distantes 690 km e 920 km de Cuiabá, respectivamente.

De acordo Emerson de Oliveira Jesus, coordenador técnico do Projeto Pacto das Águas, que presta apoio às comunidades, o selo vai garantir mais credibilidade ao produto, que terá procedência comprovada e, consequentemente, possibilitar maior rentabilidade aos índios.

A certificação concedida é específica para identificação de produtos indígenas na agricultura familiar. O projeto, que tem como base a extração e comercialização de castanha-do-Brasil, envolve mais de 500 índios.

Índios Rikbaktsa do noroeste de Mato Grosso — Foto: Projeto Pacto das ÁguasÍndios Rikbaktsa do noroeste de Mato Grosso — Foto: Projeto Pacto das Águas

Índios Rikbaktsa do noroeste de Mato Grosso — Foto: Projeto Pacto das Águas





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429876/visualizar/