Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 15 de Janeiro de 2019 às 14:14
Por: G1 MT

    Imprimir


Poder Público deve assegurar ao movimento a realização de manifestações próprias, como festas, bailes, shows, reuniões e festivais — Foto: Renê Dióz/G1
Poder Público deve assegurar ao movimento a realização de manifestações próprias, como festas, bailes, shows, reuniões e festivais — Foto: Renê Dióz/G1

O lambadão - ritmo de dança mato-grossense - se tornou, por lei, um movimento cultural e musical de caráter popular. A lei foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM) e publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (15).

A lei é de autoria do deputado Guilherme Maluf (PSDB) e essa definição inclui a música, o jeito de executar os instrumentos, bem como as danças e as coreografias praticadas pelos integrantes do movimento.

De acordo com a lei, o Poder Público deve assegurar ao movimento a realização de manifestações próprias, como festas, bailes, shows, reuniões e festivais, sem quaisquer regras discriminatórias e nem diferentes das que regem outras manifestações da mesma natureza.

Também proíbe qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja de natureza social, racial, cultural ou administrativa contra o movimento ou seus integrantes. "Os integrantes do movimento, dentre eles os cantores, músicos e dançarinos, são agentes da cultura popular, e como tal, devem ter seus direitos respeitados", diz trecho da lei.

O lambadão surgiu em meados de 1990 na periferia de Cuiabá. O ritmo virou sucesso com a música ‘Ei amigo’ de Chico Gil, cantor e compositor que recebeu o título de Rei do Lambadão.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/429907/visualizar/