Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 04 de Fevereiro de 2019 às 06:41
Por: Por Emerson Sanchez, TV Centro América

    Imprimir


Vanessa da Mata cria abelhas sem ferrão em MT — Foto: TVCA/Reprodução
Vanessa da Mata cria abelhas sem ferrão em MT — Foto: TVCA/Reprodução

Mato Grosso se destaca na criação de abelhas sem ferrão, importantes para ampliar a produção agrícola e também de mel pelo país.

A cantora Vanessa da Mata é uma grande incentivadora do aumento da criação dessas espécies de abelha, que ultrapassa 250 no Brasil.

Elas produzem menos mel, mas podem ser mais lucrativas de outras maneiras como, por exemplo, na extração do própolis. Além disso, podem ajudar no aumento da produtividade das lavouras.

Vanessa, que é de Alto Garças, a 365 km de Cuiabá, local onde mora a família da cantora, incentivou a mãe a criar duas espécies: a jatai e a uruçu cinzenta, que é maior e considerada uma grande produtora de mel. Elas não têm nada a ver com as abelhas europeias e africanas.

Vanessa da Mata levou até o sítio da família uma pesquisadora na Universidade estadual do Sudoeste da Bahia, Genna Souza, que explicou para a comunidade a importância das abelhas sem ferrão.

“Se as abelhas forem introduzidas nas lavouras de soja, um estudo realizado aponta que pode se obter 5% no aumento da produção. Então a gente dissemina essa ideia de criar abelhas junto das plantações, numa tentativa de preservar e conservar esses polenizadores que são importantíssimos para nosso bioma”, diz a pesquisadora.

A cantora diz que as abelhas precisam ser respeitadas e são um dos assuntos mais discutidos no meio rural. “Um depende do outro e o ser humano depende desse bichinho que faz o mel com tamanha gentileza e precisa ser visto e entendido”, afirmou.

No Brasil, há mais de 250 espécies de abelha sem ferrão. — Foto: TVCA/ReproduçãoNo Brasil, há mais de 250 espécies de abelha sem ferrão. — Foto: TVCA/Reprodução

No Brasil, há mais de 250 espécies de abelha sem ferrão. — Foto: TVCA/Reprodução





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/430229/visualizar/