Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 15 de Fevereiro de 2019 às 08:23
Por: Pablo Rodrigo/Gazeta Digital

    Imprimir


Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (DEM) decidiu prorrogar o prazo de indicação dos nomes para o processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas (TCE). O prazo, que terminaria hoje (14), às 19 horas, foi prorrogado até a próxima terça-feira (19), no mesmo horário.


"Decidi prorrogar a data por conta de um requerimento apresentado pela deputada Janaina Riva (MDB), com assinaturas de vários parlamentares", disse Botelho ao . De acordo com o deputado, mesmo com a prorrogação, é possível concluir os trabalhos ainda em fevereiro.

Nos bastidores a informação é de que a alteração da data para as indicações ocorreram porque ainda não existe um consenso entre os deputados para a escolha de um nome. Até o momento, o único parlamentar inscrito é o deputado Guilherme Maluf (PSDB), que foi apresentado pelo seu colega de parlamento, Nininho (PSD).

Apesar da indicação, Maluf tem encontrado resistência para conquistar apoio. Os motivos são as citações em delações e o julgamento desta quinta-feira (14), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, para definir se o tucano se torna réu em ação penal oriunda da Operação Rêmora, por desvios na Secretaria de Educação (Seduc).

Outro nome já inscrito é do ex-controlador Geral de Cuiabá, Luiz Mário de Barros, que foi apresentado por Wilson Santos (PSDB). Já os deputados Sebastião Rezende (PSC) e Max Russi (PSB) ainda não foram indicados. Russi vem ganhando força dentro da Assembleia. Porém, o deputado ainda diz que não tem intenção.

Já o promotor de Justiça Mauro Zaque e os juízes Mirko Vincenzo Giannotte, Eduardo Calmon de Almeida Cezar e Yale Sabo Mendes também são cotados.

De acordo com Eduardo Botelho, outros 3 nomes foram inscritos, no entanto, não foram indicados por deputados, o que é requisito no rito que disciplina a escolha.

Os nomes apresentados serão analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que provisoriamente está sendo comporta pelos deputados Paulo Araújo (PP), Romoaldo Júnior (MDB), Dr. Eugênio (PSB), Wilson Santos (PSDB) e Silvio Favero (PSL). Paulo Araújo preside a Comissão.

Após a análise da CCJR, os indicados serão sabatinados pelo Colégio de Líderes que terá a participação de todos os deputados. Eles terão 10 minutos para tentar convencer os parlamentares. A sessão será fechada ao público.

Passado a sabatina, os deputados votarão de maneira secreta. O mais votado terá o nome encaminhado à sessão da próxima quarta-feira (20) para que o plenário referende





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/430372/visualizar/