Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 25 de Março de 2019 às 16:15
Por: Por Ianara Garcia, TV Centro América

    Imprimir


Uma das escolas que sentiram o impacto da medida é a Escola Estadual Barão de Melgaço, no Bairro Dom Aquino, em Cuiabá — Foto: TVCA/ Reprodução
Uma das escolas que sentiram o impacto da medida é a Escola Estadual Barão de Melgaço, no Bairro Dom Aquino, em Cuiabá — Foto: TVCA/ Reprodução

O pacote de medidas de redução de despesas, anunciado pelo governo do estado no início do ano, diminuiu os gastos da educação. Foram demitidos quase 2 mil servidores contratados para gerar uma economia de R$ 100 milhões por ano. Nas escolas, alguns setores sentem o impacto.

A Secretaria Estadual de Educação disse, por meio de nota, que o quadro de servidores das escolas está com o número de profissionais necessário para garantir o funcionamento. A secretaria informou ainda que não está liberando a contratação de novos servidores, além do que a lei permite e que a contratação de agente de pátio está ocorrendo de acordo com a necessidade da escola.

Desde que as aulas começaram, a auxiliar de limpeza Joeli Carla Cristina de Moraes limpa sozinha oito salas de aula, dois banheiros, coordenação, pátio, no período da tarde. Ela disse que eram duas em cada período para as atividades e agora está sobrecarregada. Ficou doente atestado dois dias, banheiro sujo, insalubre. Já fez até serviço de agente de pátio que também está sem funcionário.

No total, 340 alunos do primeiro ao 9º ano estudam na Escola Estadual Barão de Melgaço, no Centro de Cuiabá. A escola de ensino fundamental divide espaço com a Escola Estadual Nilo Póvoas, na região central, que é de ensino médio, integral, e funciona na parte de cima do prédio.

Além de monitor de pátio no período da tarde e a turma está lotada. O orientador de área que às vezes também faz a função do monitor de pátio explica que a procura foi grande no 2º ano do ensino médio, mas as escola não pode criar mais uma sala.

Já na Escola Leovegildo de Melo, que atende educação para jovens e adultos a noite tem sala completamente vazia. Ela foi aberta por causa da demanda, mas até agora a Secretaria de Educaçao não autorizou o funcionamento.

Centro_Oeste>Mato_Grosso_2__container__" style="box-sizing: inherit; margin: auto; padding: 0px; border: 0pt none; font: inherit; vertical-align: baseline; width: 970px; max-width: 100%; text-align: center; height: 250px;">

Os alunos matriculados tiveram que se amontoar me outras duas salas que ficaram superlotadas . A professora Adriana Janaína explicou que quem chega por último tem que buscar carteira.

Também faltam intérpretes para alunos estrangeiros e auxiliar de alunos especiais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/430787/visualizar/