Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 29 de Março de 2019 às 10:40

    Imprimir


A pesquisa que monitora a confiança do empresário do comércio em Cuiabá, referente ao mês de março, apresentou sua sexta melhora consecutiva, com alta de 1% sobre o mês anterior e de 6,7% sobre março de 2018, chegando aos atuais 136,4 pontos.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e foi divulgado pela Fecomércio-MT, nesta sexta-feira (29).

Pelo porte das empresas, o índice mostrou que microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), do setor do comércio e serviços, apresentaram alta na variação mensal por parte dos empresários na pesquisa, de 1,1%. Já as empresas de médio porte e empresas de grande porte tiveram retração no mês de 3,1%.

O subíndice que avalia as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) puxou a alta da pesquisa no mês, com elevação de 3,8% sobre o mês anterior e de 11,2% em relação a março do ano passado. Quase 65% dos entrevistados afirmaram que houve melhora das condições atuais da economia.

Sobre o subíndice que acompanha a Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), a pesquisa trouxe variação mensal positiva de 0,6% sobre fevereiro de 2019 e de 3,7% na comparação com março do ano anterior. A melhora da expectativa da economia foi praticamente de 100% para os entrevistados que possuem empresas de médio e grande porte.

Intenção é de aumentar a contratação de funcionários

A melhora dos indicadores econômicos, observada nos últimos meses, tem contribuído com o componente de contratações de funcionários. As microempresas e empresas de pequeno porte aumentaram em 1% a intenção de contratar novos funcionários, de fevereiro a março deste ano. 84,3% dos empresários entrevistados enquadrados nestas categorias afirmaram que pretendem contratar novos funcionários.

O consultor econômico-tributário da Fecomércio-MT, Múcio Ribas, acredita no aumento da expectativa do empresário do comércio, “em razão das consecutivas melhoras dos indicadores, principalmente na geração de emprego. Tanto que a CNC projeta saldo positivo de 102 mil postos de trabalho no setor. Contudo, as Reformas Tributária e da Previdência são aguardadas como solução definitiva para o crescimento", conclui o consultor.





Fonte: Fecomercio MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/430857/visualizar/