Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Abril de 2019 às 16:44
Por: G1 MT

    Imprimir


Campanha ajuda crianças com lábios leporinos — Foto: DivulgaçãoCampanha ajuda crianças com lábios leporinos — Foto: Divulgação

Campanha ajuda crianças com lábios leporinos — Foto: Divulgação

Uma campanha arrecadou R$ 30 mil para cirurgias em crianças com fissura labial em Mato Grosso. As doações foram feitas por 50 padrinhos. Foi a segunda ação social realizada no país. A primeira aconteceu em São Paulo. A meta estimada de arrecadação era de R$ 40 mil e o valor arrecadado foi quase 10 vezes a mais que em São Paulo.

A fissura labial é uma mal formação na região bucal, que consiste numa abertura no palato, ou céu da boca, e a base do nariz. Na maioria das vezes, pode ser somente externa dos lábios e, em casos mais graves, estende até dentro da gengiva. A doença é conhecida como lábios leporinos.

Um evento para agradecimento aos colaboradores acontece nesta quinta-feira (18) no restaurante Mahalo, onde os padrinhos irão receber o título de embaixadores da causa pela ONG Smile Train. O vice-presidente da ONG, Troy Reinhart, irá entregar a honraria a cada doador.

O objetivo do projeto intitulado como “Cuiabá 300 anos, muitos sorrisos” foi realizar este evento e conseguir o valor estimado para ajudar no tratamento das crianças no estado.

Crianças fazem cirurgias de lábios leporinos — Foto: DivulgaçãoCrianças fazem cirurgias de lábios leporinos — Foto: Divulgação

Crianças fazem cirurgias de lábios leporinos — Foto: Divulgação

De acordo com o voluntário na capital mato-grossense, o jornalista Menotti Griggi, a primeira iniciativa de arrecadação no Brasil ocorreu em São Paulo, porém, não teve a adesão esperada. Em Mato Grosso foi bem aceita devido às doações recebidas.


Segundo Menotti Griggi, o dinheiro arrecadado será destinado diretamente às crianças que precisam do tratamento no estado. As contribuições feitas por terceiros para ajudar no custeio eram através de ações internacionais realizadas pela ONG, e foi a primeira vez que foi feito uma ação como essa no estado.

Fissura labial é uma mal formação na região bucal — Foto: DivulgaçãoFissura labial é uma mal formação na região bucal — Foto: Divulgação

Fissura labial é uma mal formação na região bucal — Foto: Divulgação

Em Cuiabá, as cirurgias são feitas nos Centros de tratamento de fissurados, na Fundação Uniselva, localizada no Hospital Universitário Júlio Müller e no Hospital Geral Universitário. A assistência é feita pela parceria do SUS, a ONG e os dois hospitais credenciados.

As crianças recebem tratamento até os 18 anos de idade, que é multidisciplinar, após a cirurgia o paciente tem acompanhamento psicológico, dentário, fonoaudiológico e com nutrológico.

ONG

A Smile Train foi fundada em Nova Iorque e criada no Brasil em 1999. Neste ano completa 20 anos e atua em mais de 75 países. A matriz fica em Nova York e tem escritórios na China, Índia, Indonésia, Filipinas, África, Brasil e México.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/431222/visualizar/