Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 01 de Maio de 2019 às 10:35
Por: Da Assessoria

    Imprimir


Jovens atletas das regiões Sul e Sudeste de Mato Grosso estão em contagem regressiva para o início do maior evento esportivo escolar do Estado. Na sexta-feira, 03.05, começa a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude 2019, em Alto Garças, município a 360 km da capital.

Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a competição envolve todos os municípios e regiões do Estado nessa fase regional - que prossegue em outras noves regiões esportivas até primeira quinzena de julho.

Alto Garças será a primeira sede dos Jogos neste ano e vai receber as disputas da categoria B, que abrange adolescentes de 12 a 14 anos, das regiões Sul/Sudeste. Na etapa regional são disputadas as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Cléber Rezende de Novais, mais conhecido como Chalita, Alto Garças se ofereceu para ser município-sede devido à importância do esporte na vida dos estudantes e pela movimentação que o evento proporciona na cidade.

“Há uma grande expectativa dos estudantes para a realização dos Jogos Escolares, as escolas se movimentam e a cidade toda fica entusiasmada por receber os visitantes. As expectativas são muito boas para o evento”, comenta Chalita.

Para a etapa regional realizada em Alto Garças está aguardada a participação de 13 municípios, dentre eles Alto Araguaia, Jaciara, Pedra Preta, Rondonópolis e Santo Antônio de Leverger. Mais de 500 estudantes de 30 escolas públicas e particulares da região participarão como competidores no evento. As escolas campeãs avançam para a etapa estadual, que acontecerá de julho a setembro.

A solenidade oficial de abertura acontecerá na sexta, 03.05, às 19h, no ginásio de esportes Pituchão. O evento prossegue até a quarta-feira, 08.05, com disputas também em outros três equipamentos esportivos de Alto Garças.

A realização dos Jogos Escolares da Juventude conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do município-sede.

Congresso Técnico

Como parte da programação, representantes das delegações devem se reunir no congresso técnico antes da abertura oficial dos Jogos.

A reunião tem como objetivos a apresentação do comitê dirigente, informes das comissões municipais e administrativos, confirmação das escolas, modalidades e gênero já inscritos pelos municípios e sorteio para composição de chave(s) de disputas.

“É no congresso técnico que acontece a homologação das inscrições feitas pelos municípios. Há a conferência e a confirmação da documentação individual de cada participante inscrito. Durante o congresso também realizamos o sorteio das equipes para os confrontos da primeira fase dos jogos, além de ser o espaço para as delegações tirarem dúvidas sobre o regulamento”, explica o coordenador de eventos esportivos escolares da Secel, Celso Luciano Queiroz Silva.

O congresso técnico ocorrerá na sexta, 03.05, 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na avenida Coronel Cajango, no Centro de Alto Garças.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/431390/visualizar/