Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 16 de Novembro de 2013 às 17:27
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


O veto da presidente Dilma Rousseff a um dos artigos da medida Provisória (MP 615) que regula a atividade das associações dos produtores de cana de açúcar e suas relações com a indústria, fez com que o setor procurasse a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) tentando reverter a decisão do governo federal.


 
Em seus vetos, a presidente Dilma justificou que os dispositivos violam a liberdade de associação ao impor condições e limites para o funcionamento destas entidades, tratando inclusive de questões pecuniárias, assocativas e contribuições que fogem às constitucionalmente previstas.


 
No entanto, o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP), que integra a FPA e a recém-criada Frente Parlamentar de Apoio à Cana de Açúcar, discorda da posição uma vez que o setor havia aceitado baixar o percentual de contribuição sindical de 1,5% para apenas 0,5% sobre o montante produzido.


 
“Nós não compreendemos as razões deste veto. A presidente argumenta que deveria permitir a livre associação e estimular a criação de outras entidades. Mas achamos que isso quebra uma historia positiva de organização do setor e ao invés de beneficiar, o acaba prejudicando. Desorganiza o setor e isso terá consequência para todos. Por isso vamos trabalhar para que estes vetos sejam derrubados pelo Congresso Nacional”.


 
O setor suco energético brasileiro é composto por mais de 400 unidades industriais, com 70 mil produtores independentes de cana de açúcar e tem um Produtor Interno Bruto superior ao do vizinho Uruguai. O setor tem um faturamento anual de R$ 70 bilhões e é responsável pela geração de mais de 2,5 milhões de empregos diretos e indiretos distribuídos em mais de dois mil municípios do país.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4315/visualizar/