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Saúde
Quarta - 08 de Maio de 2019 às 07:48
Por: Dr. Juliano Slhessarenko

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Maçã


As maçãs foram associadas a reduzirem os riscos de doença cardíaca coronária e doença cardiovascular. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos acompanhou um grupo de pessoas por ano e constataram que quem se alimentou de maçã de forma frequente e diária tinham menos chances de desenvolver problemas cardíacos.



Tal feito foi comprovado em um estudo realizado com um grupo de pessoas que comeram a fruta diariamente. Ao final da experiência, que durou quatro semanas, os participantes apresentaram uma redução de 40% do colesterol ruim no sangue.



Elas são alimentos bons para o coração devido a alguns compostos como flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol ruim e impedem a formação de placas nas artérias. As maçãs também possuem vitamina C e pectina, uma fibra solúvel.



A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que as pessoas comam de três a quatro porções de fruta por dia, mas as estimativas internacionais indicam que mais de 65% da população não segue a orientação. Se adultos de todas as idades ingerissem uma fruta a mais por dia, cerca de 11 mil mortes por problemas cardiovasculares poderiam ser evitadas anualmente.

Cereais integrais

Segundo o levantamento, apenas 2,2% da população costuma consumir flocos à base de milho, trigo e aveia. E, por incrível que pareça, o índice despenca entre os jovens: só 1,7% deles consumem com regularidade.



Os cereais integrais são alimentos ricos em fibras solúveis, como a betaglucano. Seu consumo habitual pode ajudar a diminuir a taxa de LDL, pois ele contém substâncias que podem reduzir a síntese de colesterol no fígado.



Os farelos de aveia e de trigo fornecem fibras solúveis, que auxiliam na redução de triglicérides e do colesterol ruim. Já a beta-glucana, fibra típica da aveia, se une às moléculas de gordura, formando um complexo eliminado nas fezes.



Consumir cerca de 5 colheres de sopa do grão por dia reduz em 5% os níveis do mau colesterol. Tem mais: pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, notaram um elo entre o consumo de cereais e a redução do risco de pressão alta em homens de meia-idade.



Alface

A alface é considerada um dos alimentos mais saudáveis que você pode consumir. É uma rica fonte de vitamina C e betacaroteno, que auxiliam a baixar a pressão sanguínea, combatem placas de gordura próximas ao coração, reduzindo os riscos de problemas cardíacos.



A alface é um dos alimentos mais saudáveis que existem no planeta. Esse vegetal folhudo e verde nos traz vários benefícios ao ser consumido, tais como normalizar os níveis de açúcar no sangue, combater inflamações, reduzir riscos de doenças cardíacas e ajudar na perda de peso. Existem muitas variedades de alface, e as mais conhecidas são: a alface romana, a alface lisa, a alface americana (crespa) e a alface iceberg.



A alface romana é considerada um dos alimentos mais saudáveis que você pode consumir. É uma rica fonte de vitamina C e betacaroteno, que auxiliam a baixar a pressão sanguínea, combatem placas de gordura próximas ao coração, reduzindo os riscos de problemas cardíacos.

Este são apenas três alimentos que ajudam a manter um coração em dia, o fundamental é reduzir o consumo de alimentos processados e industrializados.



Diminuir o consumo de sal e carboidratos.





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