Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 10 de Maio de 2019 às 15:18
Por: Da Assessoria/AMM

    Imprimir


Os resultados da parceria entre Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em prol dos municípios foi um dos temas da mesa redonda “Os desafios da gestão do saneamento no estado de Mato Grosso”, nesta quinta-feira (9), durante o 49º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae. Participaram da conversa o superintendente estadual da Funasa, Francisco Holanildo, e os professores da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Eliana Lima e Paulo Modesto.

A parceria, conforme ressaltou o superintendente da Funasa, foi estabelecida através de um Termo de Cooperação assinado entre as instituições em 2017. “A Funasa buscou a AMM para suprir a deficiência de corpo técnico para cumprir com a sua missão. O foco inicial do trabalho foi a realização de estudos geofísicos para a perfuração de poços em áreas desabastecidas do estado” lembrou.

No cumprimento do termo, a Associação disponibilizou dois geólogos qualificados para a realização dos estudos e a Fundação adquiriu o um resistivímetro para auxiliar no trabalho. O equipamento deu mais precisão no levantamento das informações, evitando o investimento de recursos e tempo em locais não-proveitosos.

De acordo com a coordenadora de Projetos da AMM, Ana Catarina Souza, 41 municípios foram beneficiados com a ação que resultou na perfuração de 110 poços e em uma economia superior a R$ 1,1 milhões aos cofres públicos. “Esse foi um trabalho muito importante para os municípios, que não possuem recursos para custear esse trabalho de forma individual. Já temos 280 solicitações para realização de estudos geofísicos e uma nova etapa será iniciada no segundo semestre deste ano”, revelou.

Piloto – A Fundação Nacional de Saúde escolheu Mato Grosso para desenvolver um projeto piloto de georreferenciamento, que será implementado em parceria com a Associação dos Municípios. Novos equipamentos foram adquiridos para levantamento do planialtimétrico com precisão. As informações irão para um acervo, que irá auxiliar na elaboração de projetos de forma mais rápida e precisa. Técnicos das duas instituições passaram por treinamento para operar as novas ferramentas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/431563/visualizar/