Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 20 de Maio de 2019 às 08:58
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


A assertividade no manejo dos solos arenosos é altamente dependente do conhecimento da interação Solo-Planta-Clima. Sem isso, produtor e equipe não conseguirão definir com efetividade o manejo e ações da semeadura da colheita, consequentemente não poderão ter garantia de boas produtividades.

Para Táimon Semler, pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, são muitos os fatores limitantes da produtividade da soja, já que a atividade agrícola é cíclica, é feita a céu aberto, depende diretamente do clima, ou seja, de fatores que não são controlados.

Sendo Mato Grosso um estado muito grande, o clima varia muito de região para região. Taímon afirmou, na palestra que fez no XIX Encontro Técnico Soja Fundação MT, que essa oscilação do clima foi percebida na safra 2018/19 e que interferiu no desenvolvimento das plantas de soja.

"O mês de novembro em muitas localidades se mostrou atípico, com excesso de chuva e nebulosidade, seguido em alguns casos por um dezembro e até mesmo início de janeiro mais seco, com períodos de temperatura alta. Isso afetou alguns processos fisiológicos da planta em fases de desenvolvimento de grande importância para a definição da produtividade, e consequentemente, com impactos negativos sobre a média final da colheita", explicou o pesquisador.

Na apresentação dos resultados sobre o manejo do solo e do sistema de produção em áreas arenosas, com embasamento em dados de pesquisa aplicada, ou seja, alinhados com a realidade do campo, Táimon mostrou informações consistentes que visam direcionar e/ou dar maior segurança na tomada de decisão técnica e econômica dos produtores de soja que cultivam sobre essas condições de solo.

"Mostramos os resultados dos experimentos que fizemos com 26 protocolos e 262 tratamentos no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) localizado na região do Parecis em Mato Grosso e é realizado em parceria com a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja)". Segundo o pesquisador, os participantes puderam, a partir dos resultados apresentados, refletir sobre as seguintes perguntas: Todos os solos arenosos são iguais? Quais as interferências do clima nesses solos? Quais os comportamentos das plantas? É possível discutir doses e época de maneira isolada?”

EVENTO – A programação do XIX Encontro Técnico Soja Fundação MT contempla uma extensa pauta, dentre elas, plantas daninhas, nematologia, fitonematoides, doenças radiculares, mancha alvo, ferrugem da soja, inoculantes e bioestimulantes, pragas, cenário político e econômico. O evento seguirá até amanhã (17) no hotel Gran Odara em Cuiabá/MT.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/431656/visualizar/