Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 21 de Maio de 2019 às 11:12
Por: Bianca Fujimori/Mídia News

    Imprimir


Alair Ribeiro/MidiaNews
Profissionais participaram de assembleia no auditório da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá
Profissionais participaram de assembleia no auditório da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá

Os professores da rede pública de Mato Grosso decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira (27). Ao todo, 105 municípios aderiram à greve.

A decisão pela paralisação das atividades na Educação foi tomada pela maioria dos profissionais nesta nesta segunda-feira (20), em uma assembleia que ocorreu no auditório da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá.

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) aponta que a greve é resultado das ações do governo em relação à Revisão Geral Anual (RGA), ao escalonamento salarial e ao descumprimento da Lei da Dobra do Poder de Compra.

A lei, aprovada em 2013, dá direito a cerca de 7% a mais anualmente na remuneração dos professores, além da RGA, durante 10 anos.

Na semana passada, o Secretário de Gestão Basílio Bezerra afirmou que o Estado está com dificuldades em cumprir a lei.

No entanto, segundo o secretário das redes municipais do Sintep, Henrique Lopes, os profissionais avaliam que o Governo do Estado está agindo em uma tentativa de desmonte da Educação.

“O Governo nos enviou um documento falando da dificuldade de cumprir a Lei da Dobra de Poder de Compra. Mas nós sabemos que isso é por má administração por parte do Governo”, disse.

O sindicato ainda afirma que a Educação de Mato Grosso está sofrendo com a falta de investimentos e cobra qualidade de infraestrutura nas escolas.

“A Educação de Mato Grosso está indo mal por causa da falta de investimento. Tem aluno estudando em escola de lata. O governo esquece que é obrigado a investir na Educação”, declarou Henrique.

Após a deflagração da greve, os professores deram início a uma passeata até a Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá.

Veja os momentos após a deflagração da greve:

GALERIA DE FOTOS

Alair Ribeiro/MidiaNewsAlair Ribeiro/MidiaNewsAlair Ribeiro/MidiaNews




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/431693/visualizar/