Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Junho de 2019 às 08:44
Por: Sandra Carvalho/Da Assessoria

    Imprimir


Cuiabá sedia nesta quinta-feira (13.06) o Fórum de Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), o FOPADII Regional Mato Grosso. O evento realizado pelo Grupo de Estudos de Doença inflamatória intestinal (GEDIIB), é gratuito e será realizado no auditório do Senai-Fatec, das 13h às 18h. Pacientes, familiares e profissionais de saúde locais e nacionais discutirão sobre os vários aspectos que envolvem o tratamento das DIIs.

A abertura terá início às 13 horas com fala coordenador do evento, Dr. Mardem Machado. Em seguida, relato do paciente Ricardo Miguel Carrion Carracedo, publicitário que vai fazer um retrospecto desde os primeiros sintomas, as diversas e desgastantes internações, cirurgia e a melhoria da qualidade de vida após decidir buscar um tratamento multidisciplinar e com o apoio da família.

Após o relato, palestra com a Dra Marta Machado Gastroenterologista do Rio Grande do Sul (RS), sobre “A jornada do paciente com DII no Brasil”. O também coloproctologista Dr. Mardem Machado abordará “Dificuldades de acesso ao tratamento (PCDT Retocolite e Crohn)”.

A tarde segue com a Dra. Suzana Souza, fisiopatologista de Cuiabá (MT), e “As consequências do não tratamento”. Logo após, o defensor público Marcelo Rodrigues Leirão faz uma contextualização quanto aos “Processos judiciais para acesso a medicação especial e suplementação”.

Depois do intervalo, as atividades serão retomadas com “A importância da equipe multidisciplinar no tratamento das DIIs na visão médica”, com a psicóloga Ligia Yukle Sassaki, de São Paulo (SP); A importância da equipe multidisciplinar no tratamento das DIIs na visão da enfermagem, com a enfermeira Jaqueline Ribeiro de Barros; “Nutrição saudável nas DIIs”, com nutricionista Ira Soraia Corrêa de Arruda, ambas de Cuiabá (MT. A palestra “A sexualidade e DII com a psicóloga Dayse Madaum, também de São Paulo (SP), encerra a programação.

Dr. Mardem Machado entende que o fórum é uma grande oportunidade para debater e dar visibilidade para as doenças inflamatórias intestinais, especialmente pelo fato de não terem cura e também pela importância do paciente não abandonar o tratamento. E isso passa pelo apoio irrestrito da família.

Jornada
Dia 14 de junho também acontece em Cuiabá a 2ª Jornada Mato-Grossense de Doenças Inflamatórias Intestinais – DII também sob a coordenação do Grupo de Estudos de Doença inflamatória intestinal (GEDIIB). O evento será no Hotel Gran Odara, das 8h às 18h.

Inscrições

As inscrições para o Fórum de Pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) - FOPADII Regional Mato Grosso são gratuitas e têm como público alvo pacientes, familiares e demais interessados.

Já para a 2ª Jornada Mato-Grossense de Doenças Inflamatórias Intestinais – DII há taxas e é destinada a médicos gastroenterologistas e proctologistas, profissionais da saúde e acadêmico.

As inscrições para ambos os eventos podem ser feitas até esta quarta-feira (12.06) pelo site www.diimt.com.br onde também estão as respectivas programações.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/431930/visualizar/